Análise das batalhas de MCs no Viaduto Santa Tereza, de Belo Horizonte

  1. Página inicial
  2. Áreas
  3. Ciências Sociais Aplicadas
  4. Análise das batalhas de MCs no Viaduto Santa Te...
Imagem 2 - Carolina Abreu

Duelo de MC's no Viaduto Sta. Tereza

Autor(es): Carolina Abreu Albuquerque

Resumo: O Duelo de MCs é um movimento artístico que ocupa semanalmente o Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte. Suas batalhas musicais muitas vezes abordam temáticas sociais, sempre sob a perspectiva da cultura hip-hop. Essa manifestação cultural é o tema da pesquisa da mestra Carolina Abreu, que trabalha o conceito de ‘resistência’, como desenvolvido nos Estudos Culturais.

Saiba mais:

A cidade de São Paulo nos anos de 1980 foi o berço do surgimento do hip-hop, que como de praxe, surgiu nas ruas, especialmente na Rua 24 de maio e no metrô São Bento. As pessoas se reuniam para dançar os famosos breaks, o que levou ao surgimento e crescimento da cultura hip-hop, um movimento cultural da juventude que se manifesta de formas artísticas variadas: através da dança, do rap, dos grafites, etc. A prática de Duelos entre MCs, ou Mestres de Cerimônia, é muito comum. Por meio de rimas, criadas no próprio momento da apresentação, os MCs competem em busca do título de melhor rapper. E a plateia é quem faz o papel de jurado.

Continue lendo...

Esses duelos musicais se tornaram motivo de interesse e objeto de estudos de Carolina Abreu, vinculada ao Departamento de Comunicação Social da UFMG. Para sua monografia de conclusão de curso, a estudante frequentou batalhas semanais do Duelo de MCs, que costumava ocorrer toda sexta-feira à noite debaixo do Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte. Como registro de suas observações, ela produziu um vídeo que retrata, além de outros aspectos do evento, um dos dois tipos de batalhas realizadas, que é o confronto direto entre os participantes. Nessa disputa eles improvisam e utilizam recursos de autoafirmação para ganhar adesão do público. O outro tipo de duelo é o temático, no qual os MCs devem desenvolver rimas que se relacionam a um determinado tema sorteado. Aqui assuntos que envolvem questões sociais são abordados e expressos pelo viés dos MCs, sempre ressaltando a cultura hip-hop. Além disso, durante o Duelo de MCs, há também a prática do Street Dance e do Graffiti.

Carolina Abreu trabalha com o conceito de resistência, como é desenvolvido nos Estudos Culturais – campo de pesquisa da área de Comunicação Social. Dentre outros enfoques, os Estudos Culturais analisam a forma de resistência de vertentes da sociedade frente à grande influência exercida pelos meios de comunicação de massa. Nos Duelos de MCs, essa resistência pode ser percebida nos tipos de rima, nos gestos e no tom dos participantes, que reafirmam a contracultura do hip-hop, já que absorvem gêneros musicais, para retratar a vida, as dificuldades e as resistências na periferia. E devido a essa diversificação artística, muitos projetos sociais são desenvolvidos para divulgar a cultura e a educação, embasadas no hip-hop.

Links com informações correlatas: 

Blog do Duelo de MC's. Disponível em:

http://duelodemcs.blogspot.com

Twitter do Família de Rua. Disponível em:
http://twitter.com/familiaderua

Blog sobre hip-hop. Disponível em:

http://www.overmundo.com.br/overblog/historia-da-cultura-hip-hop

Site sobre a história do hip-hop. Disponível em:

http://blacksound.com.br/?p=18

[x]

Pílula do Conhecimento - Carolina Abreu

Vídeo com o pesquisadora Carolina Abreu sobre o Projeto 'Análise das Batalhas de MCs no Viaduto Santa Tereza, de Belo Horizonte.

- Ficha técnica

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503