Laboratório de Arqueologia
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Humanas
- Laboratório de Arqueologia
Sítio Arqueológico Chacrinha dos Pretos - Vestígios Edificados
Autor(es): Carlos Magno Guimarães
Resumo: O professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, Carlos Magno Guimarães é coordenador do Laboratório de Arqueologia da Fafich, criado em 1995, e desenvolve pesquisas arqueológicas onde se destacam dois eixos temáticos: a mineração colonial ligada à implantação da sociedade mineira (no século XVIII) e a arqueologia ambiental, que busca evidências de impactos provocados no ambiente a partir do desenvolvimento das atividades econômicas a partir de fins do século XVII.
Saiba mais:
A Arqueologia estuda a História e as culturas principalmente das populações que já desapareceram. Para isso os arqueólogos analisam os vestígios da cultura material que vão desde fragmentos de cerâmica até artefatos religiosos passando por todos os tipos de vestígios de edificações. Cada vestígio ou fragmento da cultura material ( do cotidiano) pode servir como recurso para que os arqueólogos formulem teorias sobre populações de diferentes épocas e lugares.No Brasil a Arqueologia se divide em Pré-histórica (que geralmente aborda períodos anteriores à colonização ) e Histórica (que pesquisa realidades posteriores ao início da colonização). Sítios arqueológicos são lugares onde existem vestígios de ocupações humanas como as entradas de cavernas,ou as ruínas de fazendas, de igrejas, de aldeias etc.
No Brasil existem sítios famosos, como o Boqueirão da Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde teriam sido encontrados vestígios de ocupação humana com cerca de 50.000 anos, o que não é aceito por muitos arqueólogos.
Em Minas Gerais um destaque na Arqueologia Pré-histórica é a pesquisa que descobriu na região de Lagoa Santa os restos do esqueleto de uma mulher, que recebeu o nome de Luzia, e desde então tem sido uma referência nesta área de estudos.
Links com informações correlatas:
Site da Revista Vestígios: http://www.vestigios.org/
Site da Sociedade Brasileira de Arqueologia: http://www.sabnet.com.br/
Site da Associação Brasileira de Antropologia: http://www.portal.abant.org.br/