Planta Piloto para a Regeneração de Mantas de Polipropileno para Absorção de Óleos

  1. Página inicial
  2. Áreas
  3. Ciências Exatas e da Terra
  4. Planta Piloto para a Regeneração de Mantas de P...
Imagem 4 - Jamerson Peixoto de Matos Gomes

Resíduo extraído da manta de polipropileno

Autor(es): Jamerson Peixoto de Matos Gomes

Resumo: Jamerson Peixoto de Matos Gomes está vinculado ao Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG e é mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente trabalha com reciclagem, aplicação tecnológica, desenvolvimento de tecnologias, inovação tecnológica e pirólise de biomassa e de polímeros. Desenvolve um projeto que se dedica aos estudos sobre regeneração de mantas de polipropileno para a absorção de óleos. 

Saiba mais:

Você sabe como se retira o petróleo derramado no mar depois de um acidente em uma plataforma? O processo de descontaminação da água é complexo, feito em diversas etapas e envolve diversos equipamentos.

A primeira coisa a ser feita para evitar que o petróleo se espalhe pela água é a construção de uma cerca de barreiras flutuantes ao redor da mancha de óleo, as quais são colocadas na direção contrária aos ventos e à corrente marítima. Esse bloqueio flutuante é formado por um conjunto de boias de PVC que se mantêm fixas por um peso (lastro). A superfície de contato com a água dessas boias é recoberta com alumínio pré-tratado, formando uma faixa que se prolonga abaixo da superfície, para impedir que o petróleo ultrapasse esse ponto. 

Continue lendo...

Depois dessa primeira etapa, uma barreira absorvente é preparada, composta de mantas flutuantes de polipropileno (um tipo de plástico que pode ser moldado por aquecimento e não absorve umidade). O polipropileno é um composto orgânico formado por átomos de carbono e hidrogênio, utilizado como matéria-prima na produção de embalagens, peças estruturais e cobertura para cabos de alta tensão, entre outros inúmeros itens. Ele pode ser encontrado na forma de filmes e películas, chapas, tecidos e fios – esta última conformação possibilita a criação de fibras de polipropileno, que compõem as mantas absorventes.

O projeto de Jamerson de Matos Gomes, realizado durante seu mestrado em Química pela UFMG, enquadra-se diretamente na etapa do processo de descontaminação da água. O objetivo é desenvolver um processo que recupere mantas já utilizadas e proporcione a reutilização delas, o que interfere diretamente na produção, reduzindo tempo e gastos. O projeto também é altamente ecológico, pois reduz a necessidade de matéria-prima e diminui as incinerações (processo de descarte das mantas). O óleo absorvido pelo polipropileno é obtido por meio do mesmo processo e pode ser refinado novamente para ser reutilizado. Jamerson realiza a pesquisa em parceria com o Sebrae, no programa Sebraetec (programa de apoio a empresas especializadas em tecnologia e inovação).

 

Links com informações correlatas:

 Barreiras para Contenção de Petróleo de PVC Protegem o Golfo e as Zonas Úmidas (Matéria): http://rodebrindes.blogspot.com.br/2010/08/barreiras-para-contencao-de-petroleo-de.html

Demonstração de como funciona uma manta de polipropileno: http://www.youtube.com/watch?v=jskOJcSFKRw

Sobre o Polipropileno: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/plasticos/polipropileno.php

Como é a limpeza de uma área atingida por vazamento de petróleo (Matéria):

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-a-limpeza-de-uma-area-atingida-por-vazamento-de-petroleo

[x]

Pílula do Conhecimento - Jamerson Peixoto de Matos Gomes

- Ficha técnica

imagens

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503