Utilização de Redes Sociais em Estudos Sociológicos
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Exatas e da Terra
- Utilização de Redes Sociais em Estudos Sociológ...
Agrupamento de cidades similares culturalmente
Autor(es): Thiago Henrique Silva
Resumo: Thiago Silva é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e desenvolveu um estudo que utiliza informações compartilhadas pelos usuários da rede social Foursquare para descrever seus hábitos alimentares. A técnica elaborada na pesquisa permite observar variações culturais analisando a mudança de dados em curtos intervalos de tempo.
Saiba mais:
Estudos sociológicos que buscam identificar semelhanças e diferenças entre os costumes de povos distintos tendem a ser demorados, por vezes levando mais de uma década para se completar. Uma novidade para esse tipo de pesquisa de comportamento é a utilização de smartphones para apreender a dinâmica das cidades.
Com a popularização desses dispositivos portáteis, é crescente o número de pessoas que estão conectadas o tempo todo à Internet, se comunicando e transmitindo suas experiências cotidianas. A possibilidade de compartilhar informações a qualquer hora e de qualquer lugar faz com as pessoas se tornem “sensores participativos”. Isso significa que, por meio das redes sociais, é possível capturar as impressões e vivências diárias de diversas pessoas e, dessa forma, desenvolver um padrão de preferências e hábitos que são recorrentes em determinados grupos sociais.
Utilizando informações compartilhadas pelos usuários da rede social Foursquare, o pesquisador Thiago Silva desenvolveu um estudo que mostra as transições que as pessoas realizam em determinada cidade ao longo do dia. A técnica elaborada é uma alternativa ao tradicional método de aplicação de questionários, mais rápida e comprovadamente eficaz.
Seguindo o princípio de que os hábitos alimentares são capazes de diferenciar culturalmente dois ou mais grupos, Thiago Silva coletou dados a partir do sistema de sensoriamento de ambiente utilizado pela Foursquare. A rede social permite ao usuário indicar onde se encontra, e procurar por contatos seus que estejam próximos. Os espaços foram divididos em várias categorias, tais como bares, pubs, restaurantes japoneses e indianos, e ao todo mais de 1 milhão de check-ins foram coletados de vários países.
Os dados foram comparados àqueles divulgados pela “World Values Survey” (WVS), pesquisa mundial realizada entre 1981 e 2008, em mais de 87 países, e as informações se mostraram muito similares. Os resultados mostram que as redes de sensores participativos têm potencial para se tornarem ferramentas fundamentais para apoiar análises em larga escala e em tempo real do funcionamento das cidades e do comportamento de seus habitantes.
Links com informações correlatas:
Fonte: Boletim UFMG 1860
Link: https://www.ufmg.br/boletim/bol1860/4.shtml
Fonte: Núcleo de Divulgação Científica UFMG
Link: https://www.ufmg.br/online/ndc/noticias/pesquisa-redes-sociais/
Fonte: Site do Thiago Silva
Pílula do Conhecimento - Thiago Henrique Silva
Vídeo com o pesquisador Thiago Henrique Silva sobre o projeto “Utilização de Redes Sociais em Estudos Sociológicos".