Análise Estatística de Dados Multivariados
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Exatas e da Terra
- Análise Estatística de Dados Multivariados
Exemplo da distribuição normal bivariada - duas variáveis aleatórias com correlação igual a zero
Autor(es): Sueli Aparecida Mingoti
Resumo: A Estatística é a ciência dos dados. É responsável pela análise da freqüência de acontecimentos, de sua aleatoriedade e de sua incerteza, ela cuida também da construção de estimativas derivadas dessas informações que permitirão a previsão de fenômenos futuros. Sueli Mingoti é PhD em Estatística e trabalha atualmente com estatística industrial, estatística multivariada, bioestatística e estatística Bayesiana.
Saiba mais:
Sabe aquela estimativa sobre o valor do preço do pãozinho nos próximos meses? Ou aquele levantamento sobre o número de bares por bairro nos últimos anos? Ou ainda aquele esboço sobre qual será a chance em porcentagem de seu time ser campeão do campeonato brasileiro?
Todas essas informações envolvem números e os relacionam com fatos e acontecimentos da vida cotidiana das pessoas. São muito comuns em jornais, revistas ou até em noticiários televisivos. Nascem do esforço de profissionais, chamados estatísticos, que procuram desenvolver melhores métodos de obtenção dos dados, para que possam ser reunidos, analisados e apresentados à população.
A estatística é o ramo da ciência responsável pela análise da frequência dos acontecimentos, pela modelação da aleatoriedade e incerteza desses e pela construção de estimativas que possibilitem a previsão de fenômenos futuros. Os dados são coletados, analisados e depois interpretados, permitindo assim a tomada de decisões frente às conclusões e evidências.
Para a melhor apresentação desses dados, muitas vezes eles são colocados em gráficos. Relações como número X tempo, quantidade X lugar, número X lugar etc., ganham formas visuais que facilitam a compreensão e a assimilação dos dados. Dessa maneira, é possível, para quem está sendo informado, uma visão de todo o quadro situacional (todo o espaço que foi analisado), podendo este ser visto em partes também. Por exemplo, no gráfico de linha que representa a variação do preço do pãozinho por mês, é possível analisar todo o processo ou se ater a um mês específico. Nesse contexto, se insere o trabalho de Sueli Aparecida Mingoti, professora do Departamento de Estatística da UFMG, que trabalha com gráficos estatísticos com várias variáveis (várias situações ou vários números que podem mudar). Por essa razão, a construção dos gráficos tende a ser complexa, necessitando de recursos como a visualização em 3D ou a divisão do gráfico principal em vários outros. Além de servirem para a análise de processos biológicos, os gráficos tem aplicação em várias outras situações como nas indústrias por exemplo, na análise de todas as variantes que determinam as condições de operação e produção, auxiliando na tomada de decisões para a melhoria de processos e produtos e aumentando a competitividade das empresas.
Links com informações correlatadas:
Brasil Escola – Estatística. Disponível em:
http://www.brasilescola.com/matematica/estatistica-2.htm
Gráficos Estatísticos Reais – UOL (Humor). Disponível em:
http://mais.uol.com.br/view/r71k1ntkdfex/graficos-estatisticos-reais-04023270DC997346?types=A
Site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em:
Trabalho sobre gráficos estatísticos – Faculdades Simonsen. Disponível em:
Pílula do Conhecimento - Sueli Mingoti
Vídeo com a pesquisadora Sueli Mingoti sobre a "Análise Estatística de Dados Multivariados".