Aplicação de Nanotecnologia na Medicina
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Exatas e da Terra
- Aplicação de Nanotecnologia na Medicina
Nanoestrela de ouro isolada
Autor(es): Anderson Caires de Jesus
Resumo: A nanotecnologia pode ser definida como a ciência do muito pequeno. Na escala nanométrica, alguns materiais apresentam características novas, além de sensibilidade química e facilidade de manipulação. Anderson Caires, graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisa as aplicações da nanotecnologia na medicina para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
Saiba mais:
A nanotecnologia é o estudo e a manipulação de substâncias em uma escala atômica e molecular, focando nas propriedades especiais de materiais muito pequenos (um milímetro corresponde a um milhão de nanômetros). Na escala nanométrica, alguns materiais apresentam características novas, além de sensibilidade química e facilidade de manipulação.
A pesquisa de Anderson Caires, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, explora as propriedades dos materiais nanométricos para diferentes aplicações médicas, como o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças. O pesquisador trabalha com “nanorods”, que são bastões de ouro em escala nanométrica que apresentam propriedades físico-químicas e óticas que podem ser empregadas na medicina.
Todos os nanorods produzidos são exatamente iguais e do mesmo tamanho. Depois de prontos, vários testes de microscopia são feitos para comprovar sua qualidade e determinadas proteínas são adicionadas à sua superfície.
Para aplicações em diagnóstico, proteínas específicas são ligadas à superfície dos nanobastões, que só vão reagir com anticorpos específicos, o que permite o diagnóstico de doenças. Para o uso no desenvolvimento de vacinas, os nanobastões são manipulados de forma que proteínas específicas de determinadas doenças sejam ligadas a eles. Estes minúsculos bastões transportam as proteínas para o interior do organismo, aumentando bastante seu efeito. Outra aplicação possível é no tratamento do câncer, pois os nanobastões emitem calor de forma localizada. Com isso, eles podem ser utilizados na destruição de tumores no organismo.
Outros materiais que possuem propriedades interessantes também fazem parte da pesquisa de Anderson Caires para a utilização da nanotecnologia no diagnóstico de doenças.
Links com informações correlatas:
Fonte: Notícia no site do Estado de Minas
Link: http://bit.ly/1u7LYhu
Fonte: Notícia da UFMG
Link: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028519.shtml
Acesso em: 29/10/2014
Pílula do Conhecimento - Anderson Caires
Vídeo com o pesquisador Anderson Caires sobre o projeto “Engenharia de nanodispositivos e biocompósitos para aplicações biomédicas".