Inibição fotodinâmica antimicrobiana (IFDa) para tratamento de micoses
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Biológicas
- Inibição fotodinâmica antimicrobiana (IFDa) par...
Colônia do T.rubrum.
Autor(es): Ludmila de Matos Baltazar
Resumo: O tratamento tradicional de micose é feito com medicamentos que não podem ter seu uso prolongado, por causa dos efeitos colaterais que podem acarretar. A pesquisa desenvolvida pela doutora em Microbiologia Ludmila Baltazar estuda um tratamento alternativo para as dermatomicoses: a inibição fotodinâmica. Com resultados promissores, as experiências da pesquisadora utilizaram o Azul de Toluidina como substância fotoabsorvedora e o Diodo emissor de luz e Laser como fontes de luz.
Saiba mais:
As dermatomicoses são micoses cutâneas causadas pelo fungo Trichophyton rubrum que tem predileção por infectar pêlos, unhas e a pele. Atualmente, percebe-se um aumento na população de indivíduos com baixa imunidade (imunossuprimidos) e desse modo percebe-se também um aumento no número de relatos de infecção por esse fungo. O tratamento da micose causada por T. rubrum geralmente é longo, pois os atuais medicamentos usados demoram em eliminar o fungo do organismo do indivíduo infectado. Além disso, alguns medicamentos, como a anfotericina B, quando seu uso é prolongado, podem causar efeitos colaterais, principalmente danos no fígado, sendo por isso seu uso controlado. Nesse contexto, percebe-se a importância da pesquisa de novas terapias que possam auxiliar no tratamento dessas micoses.
A inibição fotodinâmica tem sido comumente utilizada para tratamento de câncer de pele não melanoma, mas estudos recentes têm demonstrado boa atividade desse tratamento no controle de infecções por micro-oganismos. A terapia fotodinâmica consiste na utilização de uma substância fotoabsorvedora que é fotoativada por uma fonte de luz, e a partir disso as células do microrganismo sofrem danos irreversíveis culminado em sua morte.
O projeto da pesquisa em Microbiologia, realizado por Ludmila de Matos Baltazar, visa estudar a redução de crescimento do fungo T. rubrum utilizando a inibição fotodinâmica. A substância fotoabsorvedora utilizada foi o azul de toluidina e as fontes de luz são o Diodo emissor de luz e o Laser. O trabalho revelou que os tratamentos em que foi utilizado o Diodo emissor de luz houve inibição total do crescimento e que os tratamentos em que foram utilizados o Laser houve inibição de 80% no crescimento do fungo.
Links com informações correlatas:
Site Cabuloso: Fatos da Vida Real – Dermatofitose: Sinais, Sintomas E Tratamento da Doença:
http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/news/view/dermatofitose-sinais-sintomas-e-tratamento-da-doenca
Site Diário da Saúde – Terapia fotodinâmica usa luz para matar bactérias nos dentes
Pílula do Conhecimento - Ludmila Baltazar
Vídeo com a pesquisadora Ludmila Baltazar sobre o projeto "Inibição fotodinâmica antimicrobiana (IFDa) para tratamento de micoses".