Genética da reprodução sexuada de fungos
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Biológicas
- Genética da reprodução sexuada de fungos
Rosetas de Neurospora crassa 01
Autor(es): Adlane Vilas-Boas
Resumo: Organismos de estrutura genética mais simples, como fungos e protozoários, são normalmente usados em pesquisas para se entender melhor processos também aplicáveis aos seres humanos. A pesquisa da professora Adlane Ferreira estuda os genes responsáveis pela reprodução sexuada de fungos e como eles são determinados, por meio de análises de mutações genéticas. A melhor compreensão desse processo em fungos permitirá maiores avanços no entendimento de certos aspectos da reprodução humana.
Saiba mais:
Um pedaço de pão que caiu atrás do sofá, uma maçã mordida jogada na beira da calçada, um tronco de árvore que caiu em uma floresta. O que todos estes elementos têm em comum? Todos são compostos de matéria orgânica, e com certeza, após algum tempo, serão decompostos por micro-organismos, principalmente os fungos. Mas quem são estes seres?
Apesar de não serem conhecidos por muita gente, estes micro-organismos estão presentes em muitos momentos diários das pessoas. Os fungos são mais conhecidos popularmente por bolor ou mofo. Mas desde o pão do café da manhã até à cervejinha com os amigos à noite, e em mais uma lista gigante de alimentos, bebidas e até medicamentos eles estão presentes. Eles são seres heterotróficos, ou seja, não produzem o próprio alimento e por isso precisam decompor matéria orgânica para obter energia. Eles não aparecem do nada: o ar está cheio de esporos decorrentes da reprodução sexuada ou assexuada que realizam. Enquanto a reprodução assexuada produz esporos através da divisão celular por mitose, a reprodução sexuada se caracteriza pela troca de material genético entre duas células pertencentes a dois fungos através da divisão meiótica.
Adlane Vilas-Boas, do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), busca entender quais são os genes responsáveis pelo processo de reprodução sexuada do fungo e como eles o determinam. Faz isso analisando as mutações genéticas que atrapalham ou inviabilizam a reprodução sexuada. Para a pesquisadora, entender melhor quais são e como agem os genes que regulam a reprodução sexuada dos fungos servirá inclusive para se entender melhor alguns aspectos da reprodução humana.
Links com informações correlatas:
Artigo escrito por Adlane Vilas-Boas e publicado na Revista Ciência Hoje – Fungos – Os primórdios do sexo
http://www.icb.ufmg.br/big/big623/artigo-%20sexo%20dos%20fungos.pdf
Um estudo sobre fungos:
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm
Importância dos fungos e Liquens
Pílula do Conhecimento - Adlane Ferreira
Vídeo com a pesquisadora Adlane Ferreira sobre o projeto 'Genética da reprodução sexuada de fungos'.