A bactéria Clostridium difficile e a infecção hospitalar
- Página inicial
- Áreas
- Ciências Agrárias
- A bactéria Clostridium difficile e a infecção h...
Clostridium difficile: padronização e avaliação de métodos de diagnóstico, ocorrência em seres humanos e animais e desenvolvimento de um modelo experimental em hamsters.
Autor(es): Rodrigo Otávio Silveira Silva
Resumo: Rodrigo Silva é doutor em Ciência Animal pela UFMG, e tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais. Em seu projeto, o pesquisador buscou avaliar a presença no Brasil da bactéria Clostridium difficile, uma das principais causadoras de infecção hospitalar em humanos e animais.
Saiba mais:
Descrita pela primeira vez na década de 1930, a bactéria Clostridium difficile é um ser unicelular (formado por apenas uma célula) que está naturalmente presente no intestino humano. Ela não causa problemas em pessoas saudáveis, mas alguns antibióticos podem fazer com que essa bactéria se multiplique muito mais do que o normal e cause infecções. Por causa deste crescimento excessivo, sintomas como diarreia e febre acabam aparecendo.
Como as infecções causadas pela Clostridium difficile geralmente são causadas por antibióticos, é comum que elas aconteçam principalmente em ambientes de tratamento de saúde, como hospitais – por isso são chamadas de “infecções hospitalares”. Na maioria das vezes, a doença pode ser evitada através de uma boa prática de higiene, mas a contaminação acontece muito facilmente.
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Anaeróbios da UFMG, e teve o apoio do Hospital Veterinário do Hospital das Clínicas e de granjas de suínos e haras (locais de criação de cavalos) de todo o Brasil. O estudo foi financiado pela Fapemig e pela Vencofarma, empresa especializada em saúde animal.
Links com informações correlatas:
Fonte: “Clostridium difficile” (National Health Service/Reino Unido)
Link: http://www.nhs.uk/conditions/Clostridium-difficile/Pages/Introduction.aspx
Fonte: “Tese da Veterinária descreve, pela primeira vez, bactéria que age em equinos, animais silvestres e cães” (Boletim/UFMG)
Pílula do Conhecimento - Rodrigo Silva
Vídeo com o pesquisador Rodrigo Silva sobre o projeto “Clostridium difficile: padronização e avaliação de métodos de diagnóstico, ocorrência em seres humanos e animais e desenvolvimento de um modelo experimental em hamsters".