Explorar as possibilidades técnicas e estéticas entre os campos das artes plásticas e das engenharias. Partindo dos conceitos transdisciplinares entre o saber e o não saber das duas áreas, a oficina propõe a criação e o desenvolvimento experimental de “máquinas poéticas, esculturas mecânicas e obras cinéticas”. Terá como pontos norteadores o uso de materiais recicláveis, o conceito de sustentabilidade e a exploração de energia limpa para o desenvolvimento das peças. Esta interação entre Arte e Engenharia não visa somente integrar os conceitos de arte e tecnologia, mas também explorar suas diferenças, pois delas podem resultar avanços técnicos, estéticos e tecnológicos para os dois campos.
Professores
Pierre Souza Fonseca (BH) - graduando da EBA/UFMG. Proponente e gerenciador do projeto de residência artística “EMCOMODO”, ativo desde 2009; projeto que auxilia na formação do aluno no campo das artes por meio de experiências transdisciplinares entre artes plásticas, música, teatro e dança. Colaborador, desde 2010, na disciplina Processo Criativo e Empreendedorismo, desenvolvendo experiências transdisciplinares entre alunos das artes plásticas e das engenharias no campo das esculturas cinéticas, tendo como fio condutor a exploração da sustentabilidade e o uso de materiais recicláveis e energias limpas.
Elisa Campos (Maria Elisa Martins Campos do Amaral - UFMG) - artista e pesquisadora, realiza exposições coletivas e individuais desde 1991. Doutora em Arte pela Escola de Belas-Artes da UFMG (EBA/UFMG), obteve bolsa de pesquisa na Université Paris 8 – Paris/FR. É professora na EBA, na Habilitação de Artes Gráficas. Coordenou, de 1997 a 2000, o Departamento de Artes Plásticas do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, organizando exposições nacionais e internacionais, curadorias do acervo e mostras contemporâneas. Ainda no MAP, foi Curadora de Educação de 2002 a 2003, e implantou, junto a Benedict Wiertz, o Projeto Educativo no Instituto Inhotim - Brumadinho/MG (2005/06).
Público-alvo: estudantes ou interessados em artes plásticas, letras, música, engenharias e estudos técnicos.
Vagas: 32
Carga horária: 28 horas
Período: 18 a 21 de fevereiro
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Local de realização: Colégio Técnico da UFMG (COLTEC)
Material do aluno: tudo aquilo que sempre quis jogar fora, mas nunca teve coragem como refugos de materiais: madeira, metal, aparelhos eletrônicos etc. E também lápis, régua e papel para desenho.
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom/UFMG