6° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

Rompendo Barreiras do Diálogo na Saúde: Adoecimento e Cura para os Maxakali

Partindo do livro Olhar, escutar, escrever, de Claude Lévi-Strauss, que vê no olhar e na escuta o método para o conhecimento de uma cultura, e orientando-se pela presença de Isael e Suely Maxakali e pelo livro Hitupmâ’ax: Curar, de autoria dos professores indígenas Maxakali, a oficina propõe a escrita de um diário coletivo sobre o primeiro contato de alunos da área da saúde com os processos de cura e adoecimento na cultura Maxakali.

Professora

Izabela Assumpção D’Urço (RJ) - mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. É editora de conteúdo web, encadernadora e produz pequenas tiragens de livros artesanais. Trabalha com escrita e edição de literatura indígena na UFMG, tendo atuado ativamente na escrita e edição do livro Hitupmâ’ax: Curar, e integra o grupo de pesquisa Literaterras: escrita, leitura, traduções.
Isael Maxakali e Suely Maxakali

Público-alvo: estudantes de graduação da área da Saúde.

Carga horária: 16 horas

Período: 18 a 21 de fevereiro

Horário: 8h30 às 12h30

Local de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (FACE).

Material do aluno: canetas azul e preta, lápis e borracha. Máquina fotográfica digital, se possível.

Belotur
Apoio institucional