O Curso

Em 1968 foi reconhecido pelo Decreto 62848 o curso de Psicologia da UFMG. O curso foi concebido de forma a atender às necessidades da sociedade pelo profissional da Psicologia, profissão regulamentada em nosso país no ano de 1962. Desde então, algumas reformas e alterações curriculares foram realizadas de forma a responder às exigências de formação de profissionais mais qualificados e atualizados. No segundo semestre de 2008 implantou-se o novo currículo elaborado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, sendo essa a atual versão curricular. O curso foi concebido para oferecer uma formação sólida e eficiente, capaz de acompanhar as demandas da sociedade pelo profissional da Psicologia, tanto as tradicionais quanto as mais recentes.

O curso é oferecido em período diurno sendo o tempo padrão para integralização curricular de 10 semestres. Oferece a modalidade Psicólogo (a modalidade Licenciado em Psicologia está temporariamente suspensa aguardando ajustes curriculares para se adequar à legislação vigente). O curso está estruturado nos Núcleos de Formação Básica e de Ênfases, responsáveis pela oferta de disciplinas obrigatórias e optativas. A oferta das disciplinas é de responsabilidade dos seguintes departamentos e unidades: Departamento de Morfologia, Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas, Departamentos de Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas e Faculdade de Educação.

Os primeiros sete períodos são destinados à formação básica incluindo disciplinas obrigatórias, carga optativa e estágios básicos. A partir do oitavo período o estudante deverá optar por uma Ênfase Curricular dentre: Processos de Desenvolvimento e Avaliação Psicológica, Processos Clínicos e Processos Psicossociais. As atividades de estágio específico acompanham a ênfase escolhida. Os estágios são supervisionados por professores do Departamento de Psicologia.

O curso oferece um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e conta, também com uma empresa Junior (RH Consultoria Junior) que funcionam como espaço integrado de ensino, pesquisa e extensão.