Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, tem como finalidade o aprimoramento das metodologias de ensino superior utilizando novas tecnologias e possibilitando a reflexão contínua da prática docente. Esse trabalho considera as diferentes áreas do conhecimento, as especificidades dos contextos educativos para a formulação de propostas inovadoras e garante uma postura investigativa que identifica as mediações a serem incorporadas.

As ações da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino priorizam a articulação institucional com outros setores da UFMG de modo a promover a conexão de saberes já existentes e a constituição de uma rede colaborativa de práticas de ensino superior.

Atividades:

- Oferece a Assessoria Pedagógica e Tecnológica com a finalidade de garantir uma organização do trabalho pedagógico com a potencialização das experiências docentes e fortalecimento do uso da tecnologia disponível como mediadora no processo de ensino aprendizagem.

- Faz uso do Portfólio Digital que implica em favorecer, além do armazenamento e sistematização das informações referentes ao processo de ensino aprendizagem, a interação e o compartilhamento dos trabalhos acadêmicos realizados ao longo do curso.

- Realização da Bacia do Conhecimento, projeto integrador com o objetivo de reconhecimento e qualificação das atividades de ensino na Universidade.

- Desenvolvimento do Software – práticas de ensino superior que permite ao professor sistematizar as suas escolhas didáticas desenvolvidas ao longo do curso e explicitar a intencionalidade presente em cada escolha realizada.

- Desenvolvimento, em parceria com o LCC, do Repositório de Objetos e Situações de Aprendizagem com o objetivo de viabilizar a formação de uma rede colaborativa entre os professores da UFMG disponibilizando objetos e situações de ensino aprendizagem que favoreçam a melhoria das práticas de ensino superior.

- Realiza ações de Formação em Docência do Ensino Superior, para isso conta com uma equipe responsável pelo conjunto de ações formativas que engloba atendimentos coletivos em forma de eventos, cursos ou mediação de grupos abertos.

- Oferece o curso de Formação em Docência do Ensino Superior, iniciativa que atende alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos), bolsistas do Reuni, professores novatos e efetivos da UFMG.

Diretora de Inovação e Metodologias de Ensino: Juliane Corrêa

Contato: 3409-6451

Clique aqui para saber mais sobre o Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino