XX Semana da Graduação está com inscrições de trabalhos abertas

A Universidade Federal de Minas Gerais realiza, anualmente, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento Semana do Conhecimento com o objetivo de promover a socialização, interna e externa, dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos diversos Cursos/Unidades da UFMG. No ano em curso o evento acontecerá no período de 17 a 21 de outubro no Campus Pampulha.

Como parte do evento, a Pró-Reitoria de Graduação realizará a XX Semana da Graduação. Essa edição contará com apresentação dos projetos referentes ao Programa de Bolsas da Graduação. Além disso, os autores dos Projetos Acadêmicos não vinculados ao Programa de Bolsas da Graduação também poderão submeter seus trabalhos e participar do evento com a apresentação de pôster, avaliação e premiação.

A inscrição (envio de resumos) dos projetos, PMG-Programa de Monitoria de Graduação, PET – Programa de Educação Tutorial, ProNoturno, Programa de Imersão à Docência, Programa de Incentivo à Formação Docente e dos demais Projetos Acadêmicos não vinculados ao programa de bolsas da graduação será efetuada eletronicamente no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento, no período de 24 de agosto a 30 de setembro. Tal sistema pode ser acessado pelo link aplicativos.ufmg.br/conhecimento/graduacao. Os dados de  login e senha são os mesmos utilizados para acesso do Portal MinhaUFMG.

Seguem abaixo as orientações para a inscrição na XX SEMANA DA GRADUAÇÃO:

1. Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram o Programa de Bolsas da Graduação;
  2. Deverá ser elaborado 1 (um) pôster correspondente ao projeto de Bolsas de Graduação em vigor, para apresentação na Semana, e 1(um) resumo do trabalho. Não será permitida a inscrição de subprojetos, nem apresentação de trabalhos ou resumos respectivos;
  3. A inscrição do Projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo Coordenador do Projeto;
    1. Os projetos apresentados serão avaliados por 2 (dois) professores;
    2. Os pôsteres deverão obedecer ao tamanho de 90 cm de altura e 60 cm de largura (retrato) e deverão conter o título, os nomes dos envolvidos (autores), a descrição, os resultados obtidos pelo projeto e as referências bibliográficas, quando aplicáveis;
    3. O resumo deve conter no máximo 4.000 caracteres, bem como a indicação de palavras-chaves (100 caracteres);
    4. Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento. Atenção ao inscrever os participantes, pois apenas os coordenadores de programas de bolsas e projetos sem vínculo são responsáveis pela correta inserção dos nomes dos participantes, a PROGRAD não se responsabilizará por alterações nesse campo. Não será possível, também, alterações posteriores ao fechamento do período de inscrição.
    5. A apresentação dos pôsteres será organizada por tipo de Programa e acontecerá no dia 19 de outubro, no CAD 1 – Espaço Livre, Campus Pampulha. Os trabalhos deverão ser afixados até 30 minutos antes do início da programação, de acordo com o cronograma de apresentações a ser divulgado oportunamente;
    6. A programação geral do evento e a programação específica das atividades realizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (XX SEMANA DA GRADUAÇÃO) será divulgada no endereço:  www.ufmg.br/prograd. Contudo, é necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos seus alunos sobre as orientações para a XX SEMANA DA GRADUAÇÃO.

Os alunos envolvidos nos projetos devem ser informados e incentivados a participar das diversas atividades programadas para o evento - cerimônia de abertura, apresentação dos pôsteres e premiação dos melhores projetos.

De acordo com o Calendário Acadêmico da UFMG, não poderão ocorrer, nesse período, atividades avaliativas, de campo e/ou outras que resultem em avaliação.

Mais esclarecimentos e informações podem ser obtidos pelo e-mail: eventos@prograd.ufmg.br ou pelos telefone: 3409-4562/6472.