Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

UFMG recebe inscrições para o Vestibular 2013

Foto: Foca Lisboa

 A UFMG recebe até o dia 10 de setembro, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) www.ufmg.br/copeve, as inscrições ao seu concurso Vestibular 2013. A taxa é de R$100 e o candidato deverá apresentar o número de inscrição no Enem 2012, cujas provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Como acontece desde o Vestibular 2011, a prova do Enem substitui a primeira etapa do concurso da UFMG e a nota da Redação do Enem será usada na segunda etapa da Universidade, que acontece no período de 13 a 20 de janeiro.

Candidatos que obtiveram a isenção da taxa de inscrição também deverão se inscrever no Vestibular UFMG 2013. Dos 6.483 candidatos que se inscreveram no programa de isenção e enviaram documentação para análise, 5.716 foram beneficiados pela isenção total da taxa de inscrição.  

São 6.670 vagas em 75 cursos, sendo 3.846 vagas para o primeiro semestre e 2.824 para o segundo semestre de 2013. No campus de Montes Claros, as 240 vagas dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia são para o primeiro semestre.

O candidato pode consultar o edital dos programas das provas específicas da segunda etapa no site www.ufmg.br/copeve onde encontra também a indicação dos textos de filosofia e as obras literárias para leitura prévia. Esses conteúdos são específicos para alguns cursos, conforme edital.

A UFMG irá manter um posto de atendimento ao candidato, para acesso à internet e realização da inscrição, no período de 13 de agosto a 10 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30, na sede da Copeve- Av. Antônio Carlos, 6.627- Unidade Administrativa III, 2º andar, campus Pampulha. Telefones (31)- 3409-4408 e 3409-4409.
 
Mostra Virtual das Profissões

A Mostra das Profissões, em sua segunda edição virtual, apresenta aos candidatos os 75 cursos de graduação oferecidos pela UFMG. Pelo site www.ufmg.br/mostradasprofissoes o candidato encontra informações sobre as áreas de atuação de cada profissão e as diferentes perspectivas de trabalho de cada uma delas.

Interação

A Mostra das Profissões é realizada desde 2004, com o intuito de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais. Há dois anos, passou a ser oferecida apenas em ambiente virtual, com o objetivo de ampliar seu alcance.

“A UFMG quer que todos a conheçam, mas a forma presencial tornou-se inviável e restritiva, por isso foram criados instrumentos mais interativos, para que todos os estudantes possam dialogar conosco”, explicou, à época, a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Aranha.

O hotsite reúne informações em áudio, vídeo e texto sobre os cursos; notícias pertinentes à Mostra e ao vestibular, depoimentos de alunos e ex-alunos; quiz informativo; associação com as redes sociais Facebook e Twitter, entre outros recursos. 

(Cedecom/UFMG)