UFMG recebe calouros nos dias 2 a 4 de agosto

Recepção 2009/01 - Foto de Foca Lisboa

Entre os dias 2 e 4 de agosto será realizada, na UFMG, a Semana de Recepção de Calouros. Os novos estudantes da UFMG serão recebidos na Universidade e participarão de atividades previstas em programação geral, comum a todos os cursos, e em programação específica para cada curso.

As atividades previstas para os dias 2 e 3 de agosto, comum a todos os cursos, acontecerão, simultaneamente, nos auditórios da FACE (Faculdade de Ciências Econômicas), ICB (Instituto de Ciências Biológicas) e Reitoria. No dia 4 de agosto, os calouros serão recepcionados pelos cursos. Alguns cursos prepararam programação especial para a semana, inclusive com atividades previstas para outros dias.

A abertura da recepção aos calouros, no dia 2 de agosto, contará com a presença do reitor, professor Clélio Campolina e da vice-reitora, professora Rocksane de Carvalho Norton. Em seguida, a professora Antônia Vitória Soares Aranha, Pró-Reitora de Graduação fará a saudação aos estudantes. Nesse dia, os alunos poderão conhecer mais sobre as atividades da Diretoria para Assuntos Estudantis e as Políticas Institucionais de Apoio ao Estudante e acompanhar palestras proferidas pelos professores João Gabriel Marques Fonseca (médico, músico e doutor em Medicina pela UFMG, que falará, na parte da manhã, sobre o tema “Cuidar-se para produzir”) e Juarez Tarcísio Dayrell (sociólogo e doutor em Educação pela USP, que falará, na parte da noite, sobre o tema “Universidade e Juventude”).

No segundo dia, 3 de agosto, os alunos terão a apresentação do painel “Vida Acadêmica na Graduação: conexões entre ensino, pesquisa e extensão”, com a participação da Pró-Reitora de Graduação e dos Pró-Reitores de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão. Além desse momento, vão poder conhecer mais sobre os Programas de Mobilidade Estudantil e de intercâmbio internacional, além de obter informações sobre Estágios e Bolsas da Graduação.

Completando a programação do dia, serão apresentadas aos calouros as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Universidade e pelo Diretório Central dos Estudantes. No final, haverá apresentação artística de Dança Indiana, com Joana Wildhagen.

No terceiro dia, 4 de agosto, os alunos terão programação específica por curso, em horários definidos na programação deste dia.

Veja, abaixo, programação geral e específica e a divisão dos cursos por auditórios.

Leia, também, a carta da professora Mirian Goldenberg, que quis deixar seu recado aos estudantes, pois foi convidada para participar deste momento, porém não poderá estar presente.

Carta de uma antropóloga

Programação Geral e Divisão por Auditórios

Programação Específica (alguns locais foram alterados, veja abaixo)