Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Sustentabilidade é tema da 21ª edição do UFMG Conhecimento e Cultura

A UFMG promove, entre os dias 15 e 19 de outubro, a 21ª edição do UFMG Conhecimento & Cultura, nos campi da universidade em Belo Horizonte – Pampulha e Saúde – e Montes Claros. Com o tema Conhecimento e Sustentabilidade, o evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Governo Federal, cujo tema principal é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, cumprindo a missão institucional de gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. A cerimônia de abertura será realizada na segunda-feira, 15 de outubro, às 9 horas, no auditório da Reitoria.

O  UFMG Conhecimento & Cultura  é um evento anual organizado por vários setores da universidade, voltado para alunos, professores, funcionários e comunidade externa. Ele conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão e troca de conhecimentos e favorecendo o desenvolvimento do saber científico. Este ano mais de dois mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão serão apresentados por estudantes da graduação, possibilitando a socialização da produção acadêmica. A programação inclui ainda seminários, palestras, oficinas, premiação de teses e diversificada agenda cultural.

O evento engloba a XXI Semana de Iniciação Científica (1.741 trabalhos inscritos), a XVI Semana de Graduação (240 trabalhos inscritos), o XV Encontro de Extensão (670 trabalhos inscritos), o Dia da Inovação e o XIII UFMG Jovem, além do II Programa de Iniciação Científica Júnior (112 trabalhos inscritos) e II Sessão Coordenada de Comunicação: Produção de Conhecimento pelos Técnico-Administrativos em Educação (22 trabalhos selecionados). Além disso, 44 programas de pós-graduação indicaram teses para concorrer ao Prêmio UFMG de Teses 2012.

A pró-reitora de Extensão da UFMG, Efigênia Ferreira e Ferreira, presidente da comissão organizadora, destaca que o UFMG Conhecimento & Cultura “é um evento cujo forte está na comunicação do saber produzido, onde alunos de graduação expõem suas descobertas em projetos de ensino, extensão e pesquisa e têm a oportunidade de discutir com seus pares, avaliadores e visitantes, compartilhando saberes com a sociedade e avaliando o poder transformador de seu trabalho”.

O UFMG Conhecimento & Cultura 2012 é uma realização das pró-reitorias de Extensão, Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Administração, além das diretorias de Relações Internacionais, Ação Cultural e Divulgação Científica, da Incubadora de Empresas Inova-UFMG, Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica e Colégio Técnico.

Exposição

O hall da Reitoria vai receber, durante o UFMG Conhecimento & Cultura, a exposição RecriArte: relação do lixo com a arte. A exposição, composta por peças feitas com material reciclável criadas por artistas da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), apresenta obras inusitadas, como os jardins de flores e cactos feitos a partir de garrafas pet e latinhas, a bicicleta de refugos de alumínio e uma mini-casa de papelão, toda mobiliada, entre outras.

Novidades

Entre as novidades deste ano, o UFMG Conhecimento & Cultura 2012 traz o I Seminário de Programas de Extensão da UFMG, dias 16 e 17, e a XI Jornada de Extensão, dia 18. As atividades acontecem no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD-I), no campus Pampulha. No seminário, coordenadores de programas de extensão vão apresentar experiências, enquanto a jornada irá discutir a interdisciplinaridade entre ensino, extensão e pesquisa e a creditação curricular. Durante a jornada também será lançado o Colaboratório Digital UFMG, espaço digital de produtos e serviços voltado para toda a comunidade acadêmica e aberto à comunidade externa.

UFMG Jovem

Com o objetivo de estimular a curiosidade e despertar o interesse pela ciência, a Diretoria de Divulgação Científica da UFMG realiza de 17 a 19 de outubro, na Praça de Serviços, campus Pampulha, o XIII UFMG Jovem, que integra o UFMG Conhecimento & Cultura 2012. O evento é voltado a estudantes da educação básica das redes pública e particular de ensino e seus trabalhos estão divididos em quatro eixos: arte e cultura – modos de ver e dialogar com a cidade; tecnologia, inovação e energia nos esportes; energias renováveis no cotidiano; e economia verde, sustentabilidade e combate à pobreza.
 
A edição de 2012 contabiliza 60 trabalhos inscritos, 15 oficinas e 600 estudantes mobilizados nas apresentações. Este ano, o UFMG Jovem abrirá o campus à visitação, por dia, de cerca de 1.500 estudantes dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de outros municípios. A programação conta com cerca de 70 atividades, entre oficinas, mostras, exposições interativas, visitas e atividades culturais. Os trabalhos expostos serão avaliados por uma comissão científica e os três primeiros colocados nas categorias ensino fundamental, ensino médio e licenciatura e pedagogia receberão premiação e menção honrosa.

O UFMG Jovem é uma ponte entre alunos e professores da rede de ensino de Minas Gerais e a vida universitária. “Utilizando maquetes, apresentações orais e interativas, os estudantes têm a chance de expor sua produção científica e aprender sobre literatura, política, artes, além de estimular a troca de experiências entre as diversas áreas do conhecimento”, ressalta a professora Silvania Sousa do Nascimento, diretora de Divulgação Científica da UFMG e coordenadora do evento.

Outras informações e a programação completa do UFMG Conhecimento & Cultura 2012 estão disponíveis no endereço eletrônico www.ufmg.br/conhecimentoecultura

(Cedecom/UFMG)