Reunião divulga resultado de avaliação do Programa de Bolsas de Graduação

Na tarde de ontem, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitora de graduação, Benigna de Oliveira, o pró-reitor adjunto, Bruno Teixeira e o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas, João Henrique Amaral estiveram reunidos com diretores de unidades, chefes de departamento, coordenadores de colegiados e dos projetos de monitoria da graduação para tratar das reformulações que serão realizadas nos programas de bolsas da graduação.

A reitora abriu o encontro falando da importância de ter esse contato com as diversas instâncias da Universidade e deu um panorama da situação atual da instituição. Em seguida, a pró-reitora de Graduação apresentou dados divulgados recentemente pelo setor de estatística da Prograd que mostraram uma mudança no perfil discente e tratou de algumas ações realizadas para trazer melhorias no âmbito da graduação, como as assessorias para os cursos, docentes, discentes realizadas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Prograd e o Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018).

Em seguida, João Henrique trouxe os resultados da avaliação dos programas de bolsas da graduação, que possibilitaram o levantamento dos pontos positivos e negativos dos programas e, com isso, elencar aspectos que poderiam ser melhorados. Um dos momentos desse estudo foi em 2018, em conversa com os avaliadores dos programas, durante a Semana da Graduação. Esse ano, no mesmo evento, os projetos passaram a ser apresentados de forma oral, em auditórios, o que já possibilitou uma maior interação entre os participantes e uma divulgação mais adequada dos programas. Com base nos resultados obtidos pela Comissão, nomeada pela Prograd para conduzir o processo de avaliação, uma das modificações a serem efetivadas acontecerá no Programa de Monitoria de Graduação, que terá chamada lançada em breve.