Requerimento de revisão de desligamento passa a ser online

A partir de 2020, os requerimentos de revisão de desligamento e de transformação de matrículas regulares em matriculas isoladas para estudantes de graduação deverão ser encaminhados por meio do SiGA, ou seja, não haverá mais a necessidade de protocolo presencial de documentos pelos estudantes nas secretarias de Colegiados. A exceção será para solicitações extemporâneas e requerimentos de reconsideração ou recurso, no caso de indeferimento do requerimento de revisão de desligamento.

“Essas mudanças estão inseridas em um projeto maior de substituição de processos físicos por eletrônicos. Hoje, já estão disponibilizados online, entre outros, os requerimentos de trancamento total e parcial de matrícula, desistência formal e continuidade de estudos”, explica o Prof. Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor adjunto de Graduação. Para facilitar a familiarização com esses novos recursos, a Coordenação de Sistemas Acadêmicos (CSA) elaborou roteiros com instruções detalhadas sobre os novos procedimentos.

A data-limite para envio dos requerimentos online de revisão de desligamento para os estudantes desligados por RSG/NSG insuficiente, infrequência, Tempo máximo de integralização atribuído (TMIR) e para aqueles que não atingirem os marcos intermediários de integralização definidos nos incisos I e II do art. 87 das NGG será de 10 dias corridos após o início do 1º período letivo de 2020. Ou seja, para esse semestre essa data será no dia 12 de março.

Já para os que forem desligados por não matrícula, o prazo para encaminhar o requerimento será de 10 dias corridos após o envio do referido comunicado de desligamento, que ocorrerá no início de abril.

É facultado aos estudantes em processo de desligamento solicitar a transformação de matrícula regular em isolada enquanto aguardam julgamento do seu requerimento de revisão de desligamento. Para saber as condições para fazer essa solicitação, o estudante pode acessar o informativo do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Mais informações podem ser obtidas nos Colegiados de curso ou pelo site do DRCA.

Links relacionados:

Manual com perguntas e respostas

Normas em vigor

Série da TV UFMG explica as Normas Gerais de Graduação

Ofício Circular 01/2020 - Mudanças nos processos e procedimentos de revisão de desligamento