Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Remodelado, site ‘Viver UFMG’ apresenta universo acadêmico aos calouros

Remodelado, site ‘Viver UFMG’ apresenta universo acadêmico aos calouros

O próximo período letivo só começa no dia 13 deste mês, mas já está no ar o novo site Viver UFMGportal que reúne as principais informações destinadas aos estudantes de graduação que vão iniciar sua vida na Universidade. “A ideia do site é apresentar a Universidade de uma forma bastante acessível, indicando os primeiros passos a serem trilhados pelos calouros”, resume a professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom UFMG). “O Viver UFMG visa ser um ambiente acolhedor para as múltiplas possibilidades de vivência universitária – ensino, pesquisa, extensão, cultura”, informa a diretora.

Com efeito, na seção Primeiros passos, a primeira do portal, o aluno já consegue se informar sobre o que deve fazer para obter a carteirinha da UFMG e acessar os sistemas virtuais da Universidade, as dezenas de bibliotecas disponíveis nos campi e a rede wi-fi. O ambiente também reúne perguntas frequentes e um glossário de siglas da UFMG, para ninguém ficar perdido no primeiro contato com as nomenclaturas próprias das unidades da instituição.

Na seção Assistência estudantil, o site traz informações sobre como solicitar acesso a bolsas, alimentação subsidiada, moradia estudantil e assistência à saúde, entre outros auxílios. Em seguida, há uma série de menus que compilam informações sobre os recursos de acessibilidade e inclusão oferecidos aos alunos com deficiência e as estruturas disponíveis na UFMG para o acolhimento às demandas relacionadas à saúde mental de seus estudantes.

Tudo sobre o EHE

Fábia Lima destaca que uma das novidades da nova versão do portal é um compilado das informações sobre o Ensino Híbrido Emergencial (EHE) e sobre o protocolo de biossegurança adotado pela UFMG para impedir a propagação do novo coronavírus. “O objetivo, de modo geral, é que o ingressante, mesmo antes de ter a oportunidade de uma vivência presencial nos espaços físicos da Universidade, já se sinta ao mesmo tempo acolhido e contemplado em suas demandas por informações”, pontua Fábia.

“O Viver UFMG é uma ferramenta muito importante para auxiliar os calouros em seu processo de inserção na Universidade”, complementa o professor Bruno Teixeira, pró-reitor adjunto de Graduação. Em suas boas-vindas aos novos alunos, ele aproveita para destacar a importância de os calouros participarem dos eventos promovidos pelos cursos e pela Administração Central da Universidade. "A começar pela tradicional recepção aos calouros, que neste semestre ainda ocorrerá remotamente em razão da pandemia", destaca o pró-reitor.

Bruno Teixeira acrescenta que, neste segundo período letivo de 2021, as aulas previstas para os primeiros períodos curriculares de todos os cursos de graduação ainda vão ocorrer de forma remota, tendo em vista a dificuldade que muitos calouros enfrentam para se instalar em Belo Horizonte. Nos últimos anos, mais da metade dos ingressantes dos cursos de graduação da UFMG chegaram de outras cidades. O calendário escolar, que registra os eventos e procedimentos programados para o semestre letivo, também pode ser acessado pelo portal Viver UFMG.

(Ewerton Martins Ribeiro)