Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Plataforma apoia elaboração de disciplinas a distância

De acordo com a Portaria 1.428, de 28 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, as Instituições de Educação Superior (IES) estão autorizadas a ampliar de 20% para 40% a carga horária de atividades on-line ministradas em seus cursos, desde que alguns requisitos descritos no artigo terceiro sejam cumpridos.

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) percebeu que muitos docentes ainda não exploram a possibilidade do ensino a distância, seja por desconhecimento ou por preconceito em relação à modalidade. Diante desse cenário, o Caed, com apoio das pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação, desenvolveu o espaço Disciplinas EaD no ensino presencial.

O ambiente, destinado a professores e estudantes de pós-graduação, tem o objetivo de auxiliar docentes a elaborar conteúdos na modalidade a distância. São oferecidas informações sobre planejamento de disciplinas on-line e produção de recursos multimídias, como videoaulas, podcasts e animações.

Disciplinas EaD no ensino presencial está hospedado na plataforma MinhaUFMG, Para acessar esse ambiente, é necessário fazer o login e inserir, na barra do navegador, o link "https://virtual.ufmg.br/plataforma/course/view.php?id=174". O interessado poderá se cadastrar na turma, a qualquer momento, clicando em Faça a minha inscrição neste curso, no canto inferior direito da tela. Além de participar de fóruns de discussões, o inscrito receberá novidades sobre educação a distância.  

Suporte

O Caed oferece outros tipos de apoio, como assessoria pedagógica, revisão editorial, orientação para uso da plataforma Moodle, estúdio de gravação e equipe para a produção de peças audiovisuais e serviços de design – para elaboração da identidade visual das disciplinas e diagramação de guias. Também são disponibilizadas capacitações como o Laboratório de criação de materiais didáticos para EaD e o curso Formação de tutores. Mais informações estão disponíveis no site do Caed ou podem ser solicitadas pelo e-mail ead@ufmg.br.

(Cedecom/UFMG)