Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

PET-Saúde abrirá seleção de monitores

Alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, e Terapia Ocupacional da UFMG poderão se candidatar às 108 vagas para monitores bolsistas do  Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Os estudantes excedentes interessados também serão aceitos como voluntários. A carga horária para bolsistas é de 12 horas semanais e para voluntários de 8 horas por semana.

Os monitores poderão vivenciar um trabalho baseado na tríade ensino-pesquisa-extensão dentro dos grupos PET-Saúde, que têm como pressuposto a educação pelo trabalho. Dentre as atividades que serão realizadas pelos estudantes estão a integração com as comunidades nas áreas das unidades de saúde, a identificação de situações de risco para agravos à saúde, a inserção nas atividades rotineiras das equipes de saúde, tais como visitas domiciliares e ações de Educação em Saúde, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e a divulgação dos resultados em eventos e periódicos científicos.

Os interessados devem ficar atentos ao site www.portalprosaudebh.ufmg.br e ao site da Prograd.

PET-Saúde III

O PET-Saúde III inicia este ano uma nova fase, que vai até 2014, com novas atividades, linhas temáticas, e grupos tutoriais. Os bolsistas serão organizados em nove grupos, cada um com seis preceptores e um tutor. As novas linhas temáticas são: Rede Cegonha; Rede de Urgência e Emergência/ SOS Emergência; Saúde e Ambiente; Programa de Saúde na Escola e Promoção da Saúde.

O PET-Saúde III tem como propostas a realização de ações de caráter multiprofissional e interdisciplinar, o estímulo à permanência dos demais professores no projeto, e trazer as experiências pedagógicas do PET para dentro dos cursos.

(Notícia publicada no Portal Pró-Saúde BH)