Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Mostra na UFMG promove troca de experiências na área da saúde

Evento reunirá estudantes e professores de 13 cursos da UFMG, além de alunos da PUC Minas, Faculdade de Ciências Médicas e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde

Estudantes, professores e profissionais da área da saúde que atuam nos centros de saúde da rede municipal de Belo Horizonte e nos hospitais João XXIII, Risoleta Neves, Sophia Feldman, além do Hospital das Clínicas da UFMG, participarão da 3ª Mostra Pró-PET Saúde de Belo Horizonte neste sábado, 15 de junho, das 7h30 às 17h, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), no campus Pampulha da UFMG.
O objetivo da mostra é possibilitar o compartilhamento de experiências que promovem a melhoria da prestação de serviços de saúde à população. Ao todo, 113 trabalhos foram inscritos para apresentação. Campanhas educativas voltadas para a prevenção de doenças e promoção de cursos de capacitação para agentes comunitários estão entre as atividades desenvolvidas. A ideia é não só divulgar as atividades desenvolvidas pelos projetos, como também promover discussões voltadas para a construção de novas práticas e métodos de ensino e atenção na área da saúde.
 
As iniciativas são promovidas em Belo Horizonte pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e PET-Saúde/Vigilância em Saúde, todos financiados pelos ministérios da Educação e da Saúde.
Programas
O objetivo do programa Pró-Saúde é a integração entre ensino e serviços de saúde, com a proposta de reorientar a formação profissional e garantir a abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica.
O programa PET-Saúde incentiva a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da Saúde. O PET-Saúde é uma das estratégias do Pró-Saúde, em implementação no país desde 2005.

(Comunicação do PET-Saúde UFMG)