Mensagem de ‘resistência’ em defesa da educação marca encerramento da Semana do Conhecimento

Foi encerrada na tarde desta sexta, 19, no auditório da Reitoria, a 28ª Semana do Conhecimento UFMG, que reuniu estudantes de todos os níveis, incluindo a educação básica, professores, técnicos, comunidades parceiras dos projetos de extensão e representantes de outras universidades e da sociedade. “Esta edição da Semana, em especial, figurou como um movimento de resistência diante das dificuldades políticas e financeiras atualmente enfrentadas pelas universidades públicas. É importante registrar e divulgar que, apesar do contexto tão complexo, nós conseguimos concluir o evento com sucesso”, destacou o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Cerca de 2.600 trabalhos foram apresentados durante a Semana, por estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos. Na solenidade de encerramento, foram premiados os 65 melhores, em categorias que contemplaram o ensino, a pesquisa e a extensão. Veja aqui a lista dos agraciados.

Brilho nos olhos

Em seu pronunciamento, Alessandro Moreira citou a palestra inaugural do evento, proferida pelo ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Ricardo Galvão, que classificou como “muito exitosa” em valorizar a importância da ciência e tecnologia, da inovação e da cultura para o desenvolvimento do país – elementos que, segundo ele, caracterizam também a “bandeira da UFMG”.

O vice-reitor enalteceu a equipe organizadora da Semana por sua dedicação, graças à qual, em seu entendimento, foi possível que todos os envolvidos “chegassem à sexta-feira de encerramento ostentando um brilho nos olhos”. “Em qualquer trabalho realizado, a dificuldade é sempre proporcional à responsabilidade investida na tarefa. Nós nos empenhamos ao máximo, em busca do melhor resultado possível, e superamos as muitas dificuldades graças ao espírito de equipe, compartilhamento e entrega de todos”, observou o dirigente.

A pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira, que coordenou a organização do evento, destacou o caráter formativo da iniciativa e parabenizou os premiados. “Nossa missão na Universidade é formar professores, pesquisadores e profissionais. Durante a Semana, é refletida parte do trabalho realizado nesse sentido pela instituição. Fico feliz em contribuir para a formação de vocês como técnicos de excelência e cidadãos comprometidos com a realidade do país. Estou orgulhosa do que produziram, e vocês também devem se orgulhar”, disse a pró-reitora.

Benigna de Oliveira também sublinhou o esforço da equipe organizadora mediante o orçamento limitado e a redução de pessoal em alguns setores da Universidade. “Nada disso diminuiu nosso entusiasmo, alegria e vontade. Os obstáculos deixaram um aprendizado para todos nós, sobre a importância de trabalhar de forma colaborativa, pensando coletivamente”, disse.

Novidades

Para além dos eventos consagrados que tradicionalmente integram a programação da Semana do Conhecimento, Benigna de Oliveira chamou a atenção para as novidades desta edição, que, para ela, “transformaram o evento”. “Foi maravilhoso ver nossos estudantes com alguma deficiência física integrados com os demais numa discussão construtiva sobre respeito e inclusão, durante o seminário do Pipa [Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade]”, destacou.

A pró-reitora também mencionou o Encontro de Mobilidade Internacional e o Colóquio da Prae como experiências enriquecedoras. “O Encontro contribuiu muito com a administração ao compartilhar vivências dos nossos estudantes em outros países. E, durante o Colóquio, os alunos trouxeram questões importantes que às vezes não enxergamos”, salientou Benigna de Oliveira.

(Matheus Espíndola)

Foto: Foca Lisboa/UFMG