Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Medidas da Pró-reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

Medidas da Pró-reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

A Universidade instituiu um Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus que está se reunindo diariamente para analisar os dados epidemiológicos, acompanhar as ações desenvolvidas e divulgar informações sobre medidas de contenção a serem adotadas na UFMG. A suspensão de atividades desenvolvidas na UFMG tem sido progressivamente implementada, respondendo ao contexto da pandemia do novo Coronavírus. 

As aulas presenciais foram suspensas, a partir do dia 18 de março de 2020, para todos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e EBAP, por tempo indeterminado.

Medidas relacionadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) – atualizadas em 20 de março de 2020

1) Suspensão das atividades didáticas presenciais e a distância das disciplinas dos cursos de graduação

Durante o período em que vigorar a Portaria UFMG Nº 1819, de 18 de março de 2020, estão suspensas as aulas presenciais dos cursos de graduação por tempo indeterminado. 

Conforme disposto no Ofício Circular Nº 5/2020/PROGRAD-GAB-UFMG, durante o período em que vigorar a Portaria UFMG Nº 1819, a Câmara de Gradução decidiu recomendar que o ensino de graduação da UFMG não substitua as aulas presenciais por aulas em meios digitais. Considerando a impossibilidade de garantir a equidade de tratamento aos estudantes, entendeu que, neste momento, também é necessária a interrupção das atividades acadêmicas curriculares com previsão de oferta, nos Projetos Pedagógicos dos cursos, integral ou parcialmente no formato a distância. Recomendou ainda que qualquer atividade didática realizada em desacordo com essas instruções seja desconsiderada no cômputo da carga horária letiva registrada no Diário de Classe. Informamos que, diante dessas recomendações, que foram acatadas pela Administração Central da UFMG, também estão suspensas as atividades avaliativas presenciais ou a distância e tarefas síncronas das disciplinas dos cursos de graduação da UFMG.

2) Cursos de graduação da área da saúde

Os cursos de graduação da área da saúde apresentam a especificidade de inserção em serviços de saúde e da assistência a pacientes, realizada por estudantes.

A suspensão dessas atividades está sendo decidida de forma compartilhada com os serviços da rede pública de saúde, de forma a preservar a responsabilidade social da UFMG com os campos de estágio.

A maioria dos hospitais (Rede FHEMIG, Hospital das Clínicas, Hospital Risoleta Neves) indicou a suspensão dos estágios visando reduzir a circulação de pessoas para garantir a redução da transmissão e propagação do vírus.

A decisão sobre atividades de estágio em ambulatórios, unidades básicas de saúde, internato rural, Clínica da Odontologia e Hospital Veterinário estão sendo definidas nas Unidades Acadêmicas e compartilhadas com o Comitê Permanente.

A recomendação do Comitê Permanente é de que, caso ocorra suspensão de atividades assistenciais, esta se dê de forma gradual e ética, cumprindo com o atendimento de pacientes agendados e/ou realizando o encaminhamento responsável a outro profissional.

É fundamental que o equipamento de proteção individual esteja disponível para o profissional ou docente ou estudante em contato com pacientes com sintomas respiratórios, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Esse tem sido um motivo para suspensão de estágios em hospitais, pois há necessidade de preservar esses insumos, e reservá-los para os profissionais.

Atividades em grupo, envolvendo pessoas em situação vulnerável, realizadas em cenários onde há trânsito de pacientes com infecções respiratórios devem ser suspensas e adiadas.

Cada unidade da saúde deve comunicar as medidas adotadas ao Comitê Permanente, ao seu corpo docente e discente, técnico-administrativo e aos campos de estágio e com a sociedade.

3) Programas de bolsas da graduação

O pagamento das bolsas para estudantes selecionados para os programas de bolsas da Prograd será mantido. As bolsas serão pagas de acordo com a data de vinculação dos bolsistas no Sistema de Fomento. Os planos de trabalhos deverão ser adequados, conforme orientações específicas enviadas, pela Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas, aos coordenadores, orientadores e bolsistas dos programas.

Os processos seletivos para os diversos programas de monitoria de graduação cujos editais já foram divulgados poderão ser concluídos, desde que realizados por meio virtual. É indispensável que todos os candidatos possam participar do processo e que ele seja documentado adequadamente. Caso não seja possível seguir essas orientações, os processos seletivos devem ser adiados.

4) Mobilidade Nacional 

A participação em programas de mobilidade nacional dos discentes vinculados à UFMG e daqueles provenientes de outras IFES está suspensa por tempo indeterminado. Esses discentes serão assistidos pela Universidade - nos limites de suas capacidades institucionais e materiais - e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do seu retorno para o estado de origem. As orientações sobre as atividades acadêmicas curriculares serão disponibilizadas, oportunamente, pela Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd.

5) Estágios

Para orientações referentes a estágios obrigatórios e não obrigatórios, deve ser consultado o Setor de Estágios da Prograd por meio do e-mail estagio@prograd.ufmg.br.

6) Revalidação de Diplomas

O Setor de Revalidação de Diplomas de Graduação realizará atendimento aos interessados apenas de forma remota (e-mail e telefone), não realizando atendimentos presenciais. Os requerentes que necessitem buscar documentos deverão efetuar agendamento prévio por meio  do e-mail revalidacao@prograd.ufmg.br

7)  Em conformidade com as determinações da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, a partir do dia 23 de março de 2020, enquanto perdurar esse estado de emergência, será adotado o trabalho remoto para os servidores. Os contatos poderão ser feitos pelo e-mail info@prograd.ufmg.br.

8) Essas informações serão atualizadas sempre que necessário.

Fique atento a esta página e às redes sociais da Prograd.

Confira a também o hotsite criado pela UFMG especificamente para informar a comunidade em geral a respeito das implicações do novo Coronavírus.