Matrícula para veteranos da graduação começa no dia 11 de julho

O Sistema Acadêmico de Graduação da UFMG (SiGA) estará aberto de 11 a 15 de julho para a realização da matrícula dos estudantes veteranos da graduação para o segundo período letivo de 2019.

O acesso ao sistema é por meio do Portal MinhaUFMG (Sistemas >> Aplicações Acadêmicas >> SIGA UFMG: acesso para alunos da graduação). A recomendação é usar somente o navegador Firefox.

O estudante precisa preencher, inicialmente, o novo questionário de avaliação de desempenho didático de docentes, também no Portal Minha UFMG (Sistemas -> Aplicações Acadêmicas -> Avaliação de Cursos e Disciplinas) . Após finalizar esse procedimento, os requerimentos de matrícula estarão disponíveis para preenchimento e envio.

A matrícula online pode acontecer em até quatro fases, de acordo com a situação acadêmica do estudante:

1ª Fase (Obrigatória para os(as) estudantes veteranos(as) de graduação)

11 a 15 de julho - Envio do Requerimento de Matrícula online (núcleo específico)

11 a 16 de julho - Análise dos requerimentos de matrícula pelos Colegiados dos cursos de graduação

23 de julho - Divulgação do resultado da 1ª Fase da Matrícula

2ª Fase (Opcional)

24 a 26 de julho - Envio do Requerimento de Inclusão de novas atividades (núcleo específico) em turmas com vagas

29 a 30 de julho - Análise dos requerimentos de inclusão de novas atividades (núcleo específico) pelos Colegiados dos cursos de graduação

3ª Fase (Opcional)

5 e 6 de agosto - Envio do Requerimento de Matrícula em atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar)

9 de agosto - Resultado da efetivação da matrícula para as atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar)

4ª Fase (Opcional)

2 de agosto - Requerimento Presencial de Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos alunos de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação

5 de agosto - Matrícula presencial em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos alunos de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação

No endereço https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Estudante/Formacao-Transversal, encontram-se informações detalhadas sobre as atividades acadêmicas curriculares ofertadas no âmbito da Formação Transversal.

Em caso de dúvidas, o estudante pode consultar o Colegiado do seu curso ou o Manual do estudante - Matrícula, também disponível no link "Ajuda” do SiGA.

O início do período letivo será no dia 5 de agosto de 2019.