Léo Heller fala na UFMG sobre direito à água e ao saneamento

A Faculdade de Ciências Econômicas (Face) sediará nesta quarta-feira, 14, a aula inaugural da Formação Transversal em Direitos Humanos, que será ministrada pelo professor aposentado da Escola de Engenharia Léo Heller. Relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas, Heller vai abordar o tema Direitos Humanos, Saúde Ambiental e Políticas Públicas.

“Falarei sobre saneamento e tratamento da água, que fazem parte do meu campo de pesquisa, e mostrarei como as agências da ONU trabalham no combate aos retrocessos na área", antecipa o professor, que também pretende expor dados globais e traçar um panorama do Brasil em relação aos recursos hídricos.

No mês passado, Léo Heller recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. Atualmente, atua como pesquisador na Fiocruz Minas. Ele é mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, onde também cursou doutorado em Epidemiologia.

Formações transversais

As Formações Transversais são destinadas a estudantes da graduação e da pós-graduação da UFMG e a pessoas sem vínculo com a Universidade, que, nesse caso, podem fazer o curso como disciplina isolada. Coordenada pela Pró-reitoria de Extensão, a Formação Transversal em Direitos Humanos oferece neste semestre as disciplinas Tópicos em Direitos Humanos —  Perspectivas Contemporâneas A e B e Direitos Humanos e Políticas Públicas A e B. Leia mais sobre as Formações Transversais em reportagem do Boletim UFMG.

A aula inaugural começa às 14h, no auditório 1 da Face, campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

(Daniel Silveira)