Inscrições abertas para monitores e voluntários

Estão abertas, até às 23h59min do dia 27 de agosto, as inscrições de candidatos para preenchimento de vagas, duas, e formação de cadastro de reserva para o Programa de Monitoria de Graduação (PMG) e atividade voluntária para atuar em ações desenvolvidas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O edital já está disponibilizado neste link.

Os interessados devem preencher formulário online, na página do Giz, e anexar a documentação solicitada no edital. Os selecionados irão atuar  em ações como: o Percurso Formativo em Docência do Ensino Superior, o Percurso Discente Universitário, a Revista Docência do Ensino Superior, o Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior, assessorias pedagógicas, dentre outras.

O perfil desejado e as atividades podem ser acessados no Edital, assim como as informações sobre as duas fases que fazem parte do processo seletivo. Os estudantes aprovados deverão ter disponibilidade de dedicação de 12 horas semanais, totalizando 48 mensais, no turno da manhã ou da tarde. As bolsas terão vigência a partir do dia de cadastro no Sistema de Fomento e de início das atividades até 31/12/2019, podendo ser renovadas, segundo critérios estabelecidos nas Diretrizes Gerais do Programa de Bolsas de Monitoria de Graduação – PMG 2019 e pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/PROGRAD/UFMG.

Aos participantes via PMG será creditada, pela PROGRAD, durante o tempo em que estiver no Programa, uma bolsa mensal no valor de R$400,00 (quatrocentos reais). As bolsas têm caráter temporário, não geram vínculo empregatício e são isentas de imposto de renda. O estudante poderá manter emprego ou realizar estágio obrigatório ou não obrigatório, desde que a fonte pagadora não seja a UFMG e que haja disponibilidade para desempenhar as atividades junto ao GIZ, sem prejuízo para suas atividades regulares na graduação.

O estudante bolsista do Programa de Monitoria de Graduação não poderá receber outras bolsas acadêmicas, exceto aquelas vinculadas à assistência estudantil, concedidas pela FUMP (Fundação Universitária Mendes Pimentel). Em relação às bolsas e auxílios ofertados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), os casos serão analisados individualmente por esta Fundação. Será proibido o recebimento de bolsas da PROGRAD por estudantes que recebam qualquer bolsa para intercâmbio nacional ou internacional, assim como estudantes que recebam bolsa de estágio paga pela UFMG.

Mais informações no edital e pelo telefone (31) 3409-6451.