Iniciação à docência abre novos caminhos para a formação de professores

Reunindo aproximadamente 600 alunos bolsistas, os programas de iniciação à docência na UFMG proporcionam, em parceria com as redes públicas de ensino, novos caminhos e experiências para a formação de professores. Um deles é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), direcionado a estudantes em fase inicial de seus estudos na Universidade.

Para aprofundar os conhecimentos sobre as metodologias escolares, os graduandos matriculados a partir do quinto período podem participar do Programa Residência Pedagógica, projeto piloto que, em 2018, mobilizou alunos de seis licenciaturas na UFMG: Educação Física, Geografia, Matemática, História, Educação do Campo e Física.

Além dos bolsistas e residentes, os dois programas contam com a participação articulada de professores orientadores da UFMG e de docentes em atuação nas escolas. Os alunos participam da elaboração de projetos pedagógicos, da produção de materiais, do acompanhamento das salas, do planejamento de aulas, sempre de acordo com as demandas das diferentes escolas envolvidas nos programas.

As iniciativas foram abordadas em reportagem da TV UFMG.

(Cedecom/UFMG)