Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Formação em docência será encerrada em seminário

Formação em docência será encerrada em seminário

Nos dias 6 e 7 de junho, acontece o Seminário Final do X PerCurso Formativo em Docência do Ensino Superior. O evento, restrito aos participantes da formação, acontecerá no CAD 2. Nessa etapa, os percusistas irão compartilhar seus planos de intervenção, um planejamento para a ação sobre um problema educacional em seus contextos de atuação como professores ou futuros docentes, no caso de pós-graduandos. Entre as propostas pode estar a reformulação de uma disciplina, elaboração de recursos educacionais ou a organização de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino da graduação.

“Os Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior são ofertados desde 2010 e têm se constituído em um espaço rico para a reflexão sobre a docência e a troca de experiências entre professores e pós-graduandos da UFMG” explica Marcos Vinícius Tarquinio, coordenador da formação. Esse ano foram 134 inscritos.

O PerCurso é promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e acontece no primeiro semestre de cada ano. O objetivo da formação é ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais no âmbito da UFMG. É ofertado a docentes e pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) da instituição e está estruturado na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line. Neste ano, foi integrado ao IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior.

Mais informações podem ser obtidas no site ou pelos telefones 3409-6450/6452

Foto: Raíssa César