Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Formação Transversal em Estudos Internacionais terá aula inaugural em setembro

A aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais, promovida pela  Diretoria de Relações Internacionais (DRI), terá a apresentação 100 Faces dos Refugiados Rohingya, ministrada pelo fotojornalista Showkat Shafi, do canal de notícias Al Jazeera. Será no dia 3 de setembro, às 11h15, no Auditório A104 do CAD 2, no Campus Pampulha.

Na palestra, Shafi apresentará retratos de cem refugiados, com idades entre três e noventa e cinco anos, que faziam parte dos cerca de 730 mil Rohingya forçados a fugir para Bangladesh pelo exército de Mianmar. À medida que o êxodo cresceu, e dezenas de milhares de tendas improvisadas foram erguidas apressadamente, Showkat viajou para Bangladesh para documentar a crise humanitária que se desenrolava. O fotojornalista voltou seis meses depois para falar com os sobreviventes e tentar colocar um rosto em sua história.

Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a apresentação será em inglês e não haverá tradução simultânea.

Sobre Showkat Shafi

Showkat Shafi trabalha na Al Jazeera English em Doha como fotojornalista, tendo feito coberturas internacionais na Áustria, Butão, Nepal, Bangladesh, Israel, Palestina, Alasca (EUA) e Qatar. Ele também trabalhou extensivamente no subcontinente indiano documentando as vidas, lutas e resiliência daqueles cujas histórias de outra forma não seriam contadas. Seu olhar atento para trazer a humanidade em uma situação manteve seu foco em direitos humanos, cultura e religião.

Seus ensaios fotográficos foram reconhecidos mundialmente por entidades de maior prestígio: Showkat Shafi foi o vencedor do prêmio Drum Online Media Award de Melhor Fotografia de 2017 e Melhor Uso de Fotografia de 2019, além de ser um homenageado oficial no 23º Prêmio Anual Webby. Ele também possui mestrado em Jornalismo pela Kashmir University na Índia.

Sobre a Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI)

Lançada neste segundo semestre de 2019, a Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) é uma nova oferta de disciplinas optativas no nível de graduação, ministradas em língua inglesa ou espanhola, com enfoque internacional ou comparado, que tem objetivo de proporcionar uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos.

Há disciplinas em diversas áreas do conhecimento como: Ciências da Vida e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Artes; e Ciências Exatas e Tecnológicas. Serão 19 disciplinas ao todo que podem ser feitas por estudantes de graduação, pós-graduação, técnico-administrativos da UFMG e membros da comunidade externa.

Informações sobre as Formações Transversais podem ser acessadas aqui.

(Com Setor de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais)