Evento foi oportunidade para conhecer Programa de Educação Tutorial

Na manhã de ontem, no Auditório da Reitoria, aconteceu a mesa "Trajetórias do Pet", em comemoração aos 40 anos do Programa de Educação Tutorial (PET). Durante o evento, estiveram presente professores e estudantes participantes ou que já fizeram parte do programa. O momento foi uma oportunidade de troca de experiência, de conhecer mais a iniciativa e como ela ajuda, também, nas vivências fora da Universidade.

Antes do início da mesa, a Pró-reitora de Graduação, Profa. Benigna de Oliveira, falou sobre a importância de ter esses encontros presenciais. "Estar aqui, ter esse contato com vocês é muito importante", disse. Lembrou também como é importante ter uma educação pública de qualidade,  que participar desse projeto é uma oportunidade de viver e defender essa educação, que o Pet reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, traz uma proposta de protagonismo estudantil e para os docentes também é um momento de refletir sobre a prática e construir conhecimento junto com o estudante e a comunidade.

A mesa contou com a presença do Prof. Carlos Carlos Henrique Costa, da Matemática e ex tutor do Pet de Matemática, de Caio Jardim (ex-petiano), Catharina Viana (ex-petiana) e, como mediador, o Prof. João Amaral, da Odontologia e Diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd.

O Prof. Carlos fez um relato da sua história no Pet, o que permitiu, também conhecer um pouco de como funciona o Pet na UFMG. Já Catharina mostrou, entre outros, como o programa foi importante na sua formação, para aprimorar suas habilidades e para preparar para a vida acadêmica. Caio falou um pouco de como o Pet contribuiu para sua vida após a Universidade, de como as vivências que teve contribuíram para sua construção como profissional. Enquanto, como mediador, o Prof. João, fez uma reflexão sobre pontos importantes levantados nos relatos.

Matéria relacionada:

Evento comemora 40 anos do Programa de Educação Tutorial