Evento comemora 40 anos do Programa de Educação Tutorial

Por iniciativa dos estudantes de diferentes cursos de graduação, integrantes dos 14 grupos que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMG, acontecerão amanhã, 11 de março, duas mesas no Auditório da Reitoria. Uma será às 11 horas e, a outra, às 17 horas. A primeira, Trajetórias do PET, resgatará o impacto do programa na trajetória acadêmica e profissional de ex-alunos e tutores, através do depoimento de diferentes integrantes que compuseram o PET ao longo de sua existência na UFMG.  Na segunda, Democracia e Políticas Públicas, haverá um debate sobre a importância do investimento em educação e ciência para a consolidação de programas de excelência, a exemplo do Pet.

"A trajetória do PET nesses 40 anos se confunde com própria consolidação da  excelência das universidades públicas do país. O programa, que trás como filosofia a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, é hoje a vitrine de um ideal completamente possível de ser concretizado quando temos os investimentos necessários em educação e ciência. É nesse sentido que o evento procura articular a trajetória do programa e dos seus integrantes à defesa da universidade pública, apontando para o fato de que não há democracia sem soberania em ciência e tecnologia e, consequentemente, a possibilidade de convertemos isso em melhoria real de vida para toda população", diz Raony Salvador, graduando de filosofia da UFMG e membro do PET do curso.

40 anos

O evento comemora os 40 anos do Programa, criado em 1979, e que tem como objetivo a integração do tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão -, desenvolvendo uma série de competências que colaboram para a formação sociocultural dos seus membros e de toda comunidade.

Primeira mesa: Trajetórias do PET

Local: Auditório da Reitoria

Participantes: Carlos Henrique Costa (Matemática), Caio Jardim (ex-petiano), Catharina Viana (ex-petiana)/Mediador: João Amaral (Odontologia)

Segunda mesa: Democracia e Políticas Públicas