Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Estudantes que farão o Enade 2019 devem completar cadastro

Os estudantes concluintes de graduação já podem acessar o ambiente virtual do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para completar o seu cadastro. Nesta etapa, o discente deverá confirmar os dados inscritos pelo colegiado do seu curso. Para isso, precisa criar login e senha para ter acesso ao sistema. Ele também poderá solicitar atendimento especializado, auxílio de recursos na aplicação da prova e reconhecimento pelo nome social.

Devem se cadastrar alunos de cursos de bacharelado que tenham finalizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até o fim das inscrições da edição 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020. Neste ano, participam do Exame estudantes dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Zootecnia, além dos graduandos das seguintes engenharias: Ambiental, Alimentos, Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Florestal, Mecânica, Produção e Química.

Obrigatório

 O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é componente curricular obrigatório, portanto, imprescindível para que o estudante conclua seu curso, cole grau e obtenha o diploma.  

A prova, que será aplicada em 24 de novembro, contará com 10 questões de formação geral, duas discursivas e oito de múltipla escolha e 30 específicas da área de estudo, das quais três serão discursivas e 27 de múltipla escolha. Os resultados serão divulgados a partir de 31 de agosto de 2020. Mais informações estão disponíveis no edital da prova.

(Cedecom/UFMG)