Coordenadora do Colegiado de Direito fala sobre site

O site do Colegiado do Curso de Direito da UFMG acaba de ser lançado. A iniciativa, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), permitirá mais acessibilidade a informações que regulam o funcionamento da graduação do curso e, mesmo, a obtenção de formulários pela internet.

“O novo site vai ser ótimo. Não só para os alunos como para toda a comunidade de graduação em Direito, pois vai facilitar o contato entre aluno, colegiado, seção de ensino e órgãos mais próximos do colegiado”, diz Yaska Fernanda, coordenadora do colegiado do curso. A facilidade de acesso aos formulários é outro ponto positivo abordado. “O aluno tem condição de imprimir e preencher o formulário que precisa em casa e, às vezes, nem precisa vir no colegiado pessoalmente, pode mandar que terceiros façam o protocolo do requerimento”.

Uma das intenções de ter a página é dar mais transparência às decisões do colegiado. “A nossa idéia é que, com o tempo, o aluno tenha acesso a tudo do colegiado. Já de imediato, vamos disponibilizar as atas das reuniões do colegiado. Temos a preocupação de dar a maior publicidade possível às atas, então todas serão colocadas na página”, explica.

A coordenadora acredita que o site tornará a vida dos alunos mais fácil e cita como exemplo os alunos que estão fora do país, “temos vários alunos fazendo mobilidade, intercâmbio e, muitas vezes, eles acabam ligando para o colegiado para tentar obter alguma informação porque não tinham uma página com essas informações”.

Outra conseqüência de colocar os formulários na página será a economia de material e tempo. “Como vamos colocar os formulários do colegiado na página, pensamos, em no máximo 30 dias, não disponibilizar mais formulários de papel no colegiado. Nossa demanda de papel, impressão, cópias, é muito grande, são mais de mil cópias por mês. Para o colegiado são duas economias: a economia de material para a própria faculdade e para a universidade e a diminuição da demanda de alunos aqui no balcão. Muitas vezes, o aluno vai ao colegiado só para buscar o formulário, então, às vezes, de 10 alunos aguardando, 9 estão precisando de formulário ou da cópia de uma resolução, o que, agora, estará disponível na página.”

A Seção de Ensino do curso de Direito também terá um espaço na página, onde poderá divulgar informações de interesse do aluno. Desta maneira, mesmo o aluno que está fora ou que por algum motivo esta fazendo só uma ou duas disciplinas e não vem com freqüência à faculdade poderá ter acesso às informações.

O sistema utilizado para elaboração dos sites está sendo implementado pela Prograd e trará informações compartilhadas dos colegiados da UFMG que aderirem ao programa. Até o final de junho, devem ser divulgados mais quinze sites de colegiados, dentre eles, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Ciências do Estado, Antropologia, Gestão Pública, Farmácia, Biomedicina, Museologia, Arquivologia, Design.