Congresso homenageia professoras da UFMG

No noite da última sexta-feira, 5, três professoras foram homenageadas no encerramento do IV Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino. A cerimônia contou com a presença do vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, do pró-reitor adjunto de graduação, Bruno Teixeira e da diretora de inovação e metodologias de ensino, Maria José Batista Flores. A sessão de encerramento foi iniciada com apresentação do Coral da Escola de Engenharia, constituído por cerca de 20 integrantes da comunidade interna e externa da UFMG.

Em seguida, os participantes da mesa falaram sobre as contribuições e importância do Congresso no cenário atual do Brasil. "Estamos na luta para mostrar ao povo brasileiro a importância da universidade pública para o desenvolvimento social e crescimento econômico", iniciou Alessandro Moreira. O vice-reitor também lembrou que "discutir o ensino de graduação é sempre desbravador".

A profa. Benigna falou da importância de "valorizar a universidade pública e os docentes que se dedicam a ela" e sobre a tese se A Inteligência Artificial substituirá o professor, discutida no Congresso, ela disse que entendeu que em muitas coisas sim, então a preocupação deve, além do conteúdo, se pautar em ética, empatia e cidadania. Já Maria José fez uma primeira avaliação do Congresso como número de inscritos, participação de diferentes instituições e lembrou que a homenagem as professoras "não fecha o evento, mas nos inspira".

Homenagem

As três professoras escolhidas foram homenageadas em vídeo realizado com cada aluna que as indicou. A escolha foi feita em iniciativa realizada no Congresso, onde os alunos enviaram relatos sobre o trabalho realizado pelos docentes e que os inspiraram. Receberam premiação as docentes Marília Bergamo, do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, Letícia Caldas, da Fonoaudiologia, e Karla Rona, de Gestão de Serviços de Saúde. Mais sobre a homenagem pode ser visto neste link.