Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Conectando conhecimento

Conectando conhecimento

Na manhã e tarde de ontem, 7 de novembro, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd) promoveu o Encontro de Assessoria Pedagógica com os representantes laboratórios contemplados pela chamada interna 001/2018 da Prograd. O objetivo do evento foi estabelecer um primeiro contato com os envolvidos nos projetos para conhecer o trabalho realizado nos laboratórios e iniciar o iniciar o trabalho de assessoria pedagógica.

“Esperamos que esse seja o início de um processo de aproximação com as unidades, cursos, laboratórios”, falou Benigna de Oliveira, pró-reitora de Graduação, no início do encontro. Em seguida Maria Flores, diretora do Giz, contou sobre as ações realizadas pelo Giz, entre eles a Revista Docência do Ensino Superior e o Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior e as ações voltadas para discentes e docentes da UFMG.

No evento, por meio das experiências de áreas diversas, houve discussão sobre os processos de ensino-aprendizagem, puderam ser percebidas as necessidades comuns dos envolvidos, a importância da troca entre colegas, de ouvir os estudantes. Também foi abordado como esse tipo de ação, esse encontro, pode ser um meio para promover interdisciplinaridade e começar a pensar em rede.

Chamada

A chamada do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018) contemplou 17 propostas, das 33 enviadas. O objetivo do Programa é estruturar os laboratórios como forma de estimular e consolidar ações para aumentar a qualidade dos cursos de graduação da UFMG.

Veja notícia relacionada:

Gás novo para os laboratórios de graduação