Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Chamada seleciona projetos para o Programa de Monitoria de Graduação

Chamada seleciona projetos para o Programa de Monitoria de Graduação

Estarão abertas, de 9 de dezembro até às 16 horas do dia 4 de fevereiro (Retificação da Chamada Interna Prograd 01/2019), as inscrições para a seleção de projetos para  o Programa de Monitoria da Graduação. A submissão das propostas deve ser feita pelo sistema de fomento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) seguindo as condições da Chamada PMG 2020-2021.

As propostas devem ser submetidas pelos Departamentos Acadêmicos, porém, no caso da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Agrárias, devido à sua estrutura organizacional, os projetos deverão ser submetidos pela Congregação da Unidade Acadêmica. Será permitida a submissão de uma proposta de cada departamento, uma proposta por curso do ICA e até quatro propostas pela Congregação da Fale. Cada projeto terá um coordenador, membro do corpo docente em efetivo exercício na UFMG, responsável por supervisionar e articular as ações de todos os participantes. Os estudantes bolsistas e voluntários terão a orientação de docentes em efetivo exercício na UFMG.

As propostas deverão ser apresentadas na forma de um Projeto de Ensino, contendo os seguintes elementos constitutivos: apresentação situando o projeto e o contexto do ensino, objetivos, justificativa, metodologia, monitoramento e avaliação processual do desenvolvimento do projeto e resultados esperados. Esses elementos deverão ser explicitados em coerência com os objetivos do projeto.

Tendo em vista a Política de Ações Afirmativas na UFMG, 25% das vagas desta Chamada serão reservadas para esse fim, segundo os critérios do documento.

A seleção de estudantes deverá sempre ocorrer antes do final do período letivo anterior ao início de suas atividades no projeto, de forma a permitir sua participação no planejamento da disciplina. Porém, excepcionalmente, em função da implantação do programa, a seleção dos bolsistas e voluntários para o 1º período letivo de 2020 será feita no início do 1º semestre daquele ano, no mês de março, e todas as bolsasconcedidas deverão ser implementadas, impreterivelmente, até 24/03/2020.

Os estudantes bolsistas deverão dedicar ao projeto carga horária de 12 horas semanais e um total de 48 horas mensais. Para um bom aproveitamento, é desejável que os bolsistas e voluntários selecionados permaneçam vinculados ao projeto, no mínimo, por um período letivo completo. O estudante bolsista receberá, a título de incentivo, uma bolsa mensal no valor de R$400,00.

Informações mais detalhadas sobre a seleção podem ser encontradas na chamada e dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850.

Matérias relacionadas:

UFMG lança edital com novas regras para bolsas de graduação

Reunião divulga resultado de avaliação do Programa de Bolsas de Graduação

Retificação da Chamada Interna Prograd 01/2019