Calouros são apresentados à UFMG

Começou, hoje, na parte da manhã, a Recepção aos Calouros do primeiro semestre de 2013. A Programação de hoje, 04/03, é geral, para todos os cursos e tem o objetivo tem apresentar a UFMG para os novos estudantes. A mesma programação acontece no período da noite, para os alunos dos cursos que foram distribuídos neste turno. A partir de amanhã, 05/03, os alunos serão recebidos pelos colegiados de curso.

A Programação Geral foi aberta pelo Reitor da UFMG, Clélio Campolina, e pela Pró-Reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha. A Pró-Reitora de Graduação deu boas vindas aos estudantes e parabéns pela grande conquista, “pois a UFMG é uma das melhores universidades do país”. Também desejou que os alunos tenham uma trajetória acadêmica de muito sucesso. Além disso, tratou das atividades e desafios da Pró-Reitoria de Graduação.

Em seguida, os estudantes assistiram a um vídeo do Projeto Bocados de Gentileza, que traz uma idéia de mudança de comportamento dos integrantes da comunidade universitária, de adotar a gentileza, respeitar o espaço do outro e fazer além do que é o esperado.

Após a apresentação do Projeto, o Reitor da UFMG, parabenizou os calouros pelo esforço e deu boas vindas, desejando “sucesso em todas as dimensões: estudos, vida pessoal, construção de novos projetos”. Fez um panorama da UFMG, da posição da instituição no âmbito internacional, nacional e de oportunidades que ela oferece.

Os alunos também puderam conhecer diversos setores da UFMG, no vídeo que apresentou as Pró-Reitorias de Extensão, de Pesquisa e de Pós-Graduação, a Diretoria para Assuntos Estudantis, a Ouvidoria, o Centro Esportivo Universitário (CEU), a Assessoria de Cooperação Institucional, a Fundação Universitária Mendes Pimentel e a Diretoria de Relações Internacionais. Os estudantes também foram recebidos pela Coordenadora de Assuntos Comunitários, que lembrou da importância da doação de sangue, e pelos dirigentes do Diretório Central dos Estudantes.

A Programação da manhã foi fechada com a apresentação da Banda Vermelho Vivo.

Acesse, neste link, os endereços dos sites das Escolas/Faculdades/Institutos e, aqui, a página dos cursos.

Veja, aqui, notícia relacionada a Recepção aos Calouros.