Aula inaugural tratará de caminhos para a descolonização

A Formação Transversal UFMG: Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira terá, em sua aula inaugural, a conferência “Lutas de libertação, racismo e memórias de revolução: para uma descolonização do presente”, proferida pelo Prof. Bruno Sena Martins, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O evento acontece no dia 10 de setembro, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação.

A aula será aberta ao público e não tem necessidade de inscrição prévia. Para receber certificado, a pessoa deverá assinar lista de presença do evento.

Os objetivos gerais desta Formação Transversal são a discussão sobre a presença das matrizes africanas no repertório da cultura humana, a especial atenção sobre essa influência nos modos de ser, de sentir e de pensar na sociedade brasileira, juntamente com a recuperação dessas raízes na condição de referenciais para a interpretação e de fontes para o avanço do conhecimento em um grande número de campos do saber.

Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, a deficiência, os direitos humanos e o colonialismo.

Foto retirada do site da UFMG - Arquivo Pessoal