Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Aberto o Processo 2020 de Revalidação de Diplomas de Graduação

O edital que estabelece os procedimentos para apresentação, no decorrer de 2020, de pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior já foi disponibilizado. O interessado deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil. Antes de fazer a inscrição, o requerente deverá ler atentamente o edital.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori, que as receberá, em fluxo contínuo, até o limite da capacidade de atendimento disponível para cada curso. Atingida toda a capacidade de atendimento para determinado curso, o sistema aceitará novas inscrições, que ficarão em fila de espera até que a análise de mérito de um ou mais processos seja concluída. Os pedidos realizados na Plataforma Carolina Bori no ano de 2019 continuam em tramitação e novas inscrições serão liberadas para análise documental quando um ou mais processos forem encerrados.

É vedada a apresentação de pedidos de revalidação de diploma iguais e simultâneos em mais de uma instituição revalidadora. O requerente deverá informar que não possui pedido de revalidação em outra instituição durante sua inscrição.  Caso seja identificada, durante a tramitação do pedido de revalidação na UFMG, que o requerente possui pedido de revalidação para o mesmo diploma em qualquer outra instituição, a UFMG cancelará sumariamente o pedido de revalidação, sem prejuízo de outras sanções administrativas e/ou legais cabíveis e independentemente do procedimento adotado pela segunda instituição revalidadora.

A documentação necessária, taxa e possibilidade de isenção e os detalhes sobre o funcionamento do processo de revalidação podem ser obtidas no edital. Outras informações podem ser encontradas nesse link.