Aberto edital de inscrições para bolsas de mobilidade acadêmica

Os estudantes da UFMG que irão participar dos programas de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi no primeiro semestre de 2019 já podem se inscrever para solicitar bolsas. O período para fazer a solicitação vai de 10 de dezembro atè as 17h de 21 de dezembro. O valor total a ser repassado para quem for contemplado, corresponde a soma dos auxílios manutenção, que depende da classificação socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), e deslocamento, de acordo com localização da Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) receptora. A forma de pagamento pode ser acessada no Edital.

Os requisitos de inscrição comuns para as duas modalidades são: ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFMG, ter sido aprovado em todas as atividades acadêmicas curriculares do 1° e 2° períodos do curso, ter no máximo duas reprovações acumuladas nos períodos letivos de 2017/2 e 2018/1 e não ter feito trancamento total de matrícula nesse mesmo período. Os requisitos específicos para cada um dos programas podem ser encontrados no item 2 do Edital.

Os interessados deverão preencher e assinar o requerimento do anexo I do edital, que, juntamente com os outros documentos solicitados, deve ser entregue no Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação, no prédio da Reitoria. O envio também deve ser feito por e-mail (após assinatura e digitalização) para o endereço estagio@prograd.ufmg.br. E, no caso da mobilidade intercampi, também podem ser encaminhados pelos correios (Prograd/Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica - prédio da Reitoria, anexo 2° andar, sala 02, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Universitário, Pampulha, CEP: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais).

A bolsa terá duração de um semestre letivo e não poderá ser acumulada com outra bolsa acadêmica. O estudante poderá ser contemplado com em um máximo de dois semestres letivos ao longo do curso, consecutivos ou intercalados.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4438/4565.

Andifes e Intercampi

O programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes possibilita que os estudantes das universidades públicas federais possam desenvolver seus estudos em regime de intercâmbio.

Os interessados devem escolher uma instituição entre as conveniadas do programa, providenciar a documentação necessária, observar o prazo de entrega e encaminhar os documentos para o colegiado do seu curso. O Setor de Estágios e Mobilidade da Prograd recebe a documentação, encaminha para instituição federal de ensino escolhida, e o candidato deverá esperar o aceite. Os estudantes que quiserem fazer o intercâmbio na UFMG devem observar as orientações e os prazos que constam no site da Prograd.

A outra possibilidade oferecida, o Intercampi, permite que os estudantes da UFMG transitem de Montes Claros para os campi de Belo Horizonte ou vice-versa.

Foto: Foca Lisboa/UFMG