Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Notícias

Em simpósio on-line, UFMG debate pandemia e isolamento social

O Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG promove nesta quarta-feira, 29 de abril, a partir das 13h30, o web simpósio A pandemia de Covid-19 e o isolamento social – reflexões e contribuições da UFMG. A proposta é avaliar as medidas de contenção do novo coronavírus adotadas a partir da segunda quinzena de março em diversos setores e seus desdobramentos imediatos e futuros. A reunião será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC/UFMG) no Youtube, e o link estará disponível no horário agendado. Não há necessidade de inscrição prévia.

Música para quem cuida: projeto dedica canções aos profissionais de saúde

Um grupo de estudantes do curso de Musicoterapia da UFMG está dedicando canções aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora Marina Freire, da Escola de Música, qualquer pessoa pode dedicar música aos profissionais da saúde; basta apenas informar alguns dados como nome, profissão, hospital e música escolhida. Para fazer a solicitação, é só enviar um e-mail para musicoterapia.hospitalar.ufmg@gmail.com ou uma mensagem ao perfil do Instagram @musicoterapiaufmg. 

Reitoria da UFMG agradece comunidade por colocar a ciência a serviço da sociedade

Em nota divulgada à comunidade da UFMG nesta segunda-feira, dia 20, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira destacam que, nesta semana, completa-se um mês da suspensão das aulas e das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Licenciatura em Letras-Libras recebe inscrições a partir do dia 27

Serão abertas, na próxima segunda-feira, 27, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), as inscrições para seleção de candidatos à graduação em Letras com licenciatura em Libras pela UFMG. O processo seletivo consiste em prova de Libras e de língua portuguesa (no caso de candidatos surdos, como segunda língua). O exame classificatório será realizado no dia 7 de junho, e os resultados serão divulgados no dia 30 do mês. 

Caed oferece quatro cursos sobre temas ligados à educação a distância; inscrições vão de 13 a 17 de abril

Assunto que tem ganhando destaque na imprensa durante nas últimas semanas, a educação a distância será tema de quatro cursos, online e gratuitos, ofertados pelo Caed: Introdução à Educação a Distância, Noções Básicas de Direitos Autorais, Introdução à Acessibilidade na EaD e Introdução à Webconferência na EaD. A iniciativa tem o objetivo de apresentar  conceitos introdutórios sobre esses tópicos a professores, estudantes e outros interessados.

UFMG publica edital para seleção de candidatos ao curso de Letras-Libras

edital de abertura do vestibular UFMG específico para seleção de candidatos ao curso de licenciatura em Letras-Libras foi publicado nesta quarta-feira, 1º de abril, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). A graduação forma professores para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua. O curso vai oferecer 30 vagas, sendo 20 para candidatos surdos e dez para o público em geral, com entrada no segundo semestre deste ano, para o turno noturno.

UFMG adia procedimentos do calendário acadêmico por tempo indeterminado

Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG.  A comunicação foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart de Almeida por meio do ofício circular 6/2020 encaminhado a diretores de unidades acadêmicas, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação e estudantes.  

Universidades mineiras defendem isolamento social como medida de enfrentamento da Covid-19

Os dirigentes das universidades que compõem o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e a PUC Minas divulgaram nesta terça-feira, dia 31, uma nota conjunta em que manifestam apoio às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e de entidades médicas, sanitárias e científicas em relação à manutenção do isolamento social como “medida indispensável para o enfrentamento da Covid-19”.

Informação de fontes seguras é fundamental para enfrentar a pandemia

O que é transmissão comunitária, por que o isolamento social é necessário, quando buscar um médico ou fazer o exame. Esclarecimentos para essas e outras questões relacionadas à pandemia de Covid-19 estão contidos em entrevista com a professora Cristina Alvim, da Faculdade de Medicina, assessora da Reitoria para a Área de Saúde e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG. 

“É fundamental reunirmos orientações, de fontes confiáveis, para dar mais segurança sobre como e por que agir nesse momento. Mas é preciso estarmos atentos, porque o conhecimento está sendo produzido e revisto, e devemos acompanhar as atualizações”, diz Cristina, que, para formular as respostas, recorreu a documentos de organismos nacionais e internacionais.

Medidas da Pró-Reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

A Universidade instituiu um Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus que está se reunindo diariamente para analisar os dados epidemiológicos, acompanhar as ações desenvolvidas e divulgar informações sobre medidas de contenção a serem adotadas na UFMG. Os esforços da comunidade da UFMG e informações práticas sobre o cotidiano da Universidade podem ser acompanhados no site da UFMG