Notícias

Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão terá aula inaugural no dia 20 de março

Com o tema “ A integração e a inclusão escolar de estudantes com deficiência na Itália”,  a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão acontecerá no Auditório Neidson Rodrigues da  Faculdade de Educação, no dia 20 de março, às 19 horas. A escolha desse assunto vai ao encontro dos trabalhos de internacionalização dos projetos da Universidade e poderá contribuir para que os estudantes conheçam outras experiências relacionadas à acessibilidade.

Recepção aos calouros, que começa nesta segunda, convida ao protagonismo

Os 4,8 mil estudantes que chegam, neste semestre, aos cursos de graduação serão convidados, na solenidade de recepção aos calouros, a “habitar essa comunidade e, na qualidade de cidadãos, contribuir para o processo dinâmico de viver a UFMG”, tornando-se protagonistas na construção permanente de uma universidade para todos: acolhedora, flexível, acessível, inclusiva e solidária.

Formação em docência abre inscrições dia 25

O X PerCurso Formativo em Docência do Ensino Superior (X PFDES) estará com inscrições abertas de 25 de fevereiro a 11 de março de 2019. A formação acontece na modalidade à distância e tem como público–alvo professores e estudantes de pós-graduação da UFMG. A carga horária total é de 60 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line.

Começa amanhã registro para transferência e obtenção de novo título

Os candidatos convocados para ocupar, neste primeiro semestre letivo, 952 vagas remanescentes em cursos presenciais de graduação, selecionados nas modalidades de transferência e obtenção de novo título, devem fazer registro acadêmico presencial nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22.

Novo edital do Paie recebe propostas de eventos

Eventos que serão realizados no âmbito da UFMG ou do estado de Minas Gerais, de maio a agosto deste ano, e que considerem o caráter de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa podem pleitear recursos do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie).

Registro acadêmico presencial de classificados no Sisu começa nesta sexta

Candidatos a cursos de graduação da UFMG convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com entrada no primeiro semestre letivo de 2019 e que fizeram registro acadêmico pela internet realizarão, nos dias 15, 18 e 19 deste mês, o procedimento presencial obrigatório de apresentação de documentos para registro acadêmico e matrícula.

Publicadas primeira chamada da lista de espera e antecipação de entrada

Estão disponíveis na página Sisu UFMG o resultado da primeira chamada da lista de espera e a primeira antecipação de entrada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, primeira edição. A classificação foi processada pela Universidade com base na relação dos inscritos enviada pelo Ministério da Educação.

Inscrições para IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior estão abertas

Acontecerá, entre os dias 2 e 5 de abril, o IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM). Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de março para ter acesso às palestras e a uma oficina e a um minicurso do evento. A programação já está disponível.

Portal UFMG hospeda guia para novos estudantes

A cada semestre, quando milhares de jovens ingressam UFMG, o lema da instituição - Incipit vita nova, ou em português, Inicia-se uma vida nova - reveste-se de atualidade. Com o intuito de favorecer a integração desses novos estudantes, a UFMG acaba de lançar, em seu portal, a seção Vida Acadêmica, que reúne informações básicas sobre os serviços e oportunidades oferecidos pela Universidade. O guia é formado de 11 índices.

Resultado definitivo do processo de seleção de bolsas para mobilidade acadêmica nacional, alunos da UFMG, 2019/1

Os estudantes que pleitearam bolsas para participar da mobilidade acadêmica nacional no primeiro semestre de 2019, já podem acessar o resultado definitivo do processo de seleção clicando aqui .