Fórum online reflete sobre desafios do ensino superior em época de pandemia

Acontecerá, no dia 29 de maio, às 9:30, o Fórum online: Impactos da Pandemia na Educação Superior, transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube (o link do fórum online será disponibilizado no canal no horário do evento). O evento terá tradução em Libras.

Inscrições para o Enem 2020 são prorrogadas até quarta

Foram prorrogadas até as 23h59 de quarta-feira, 27 de maio, as inscrições para a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o edital do concurso, esse prazo terminaria nesta sexta-feira, 22. A taxa de inscrição, de R$ 85, poderá ser paga até quinta-feira, dia 28.

Divulgado resultado final de seleção para Programa de Monitoria

O resultado final, após julgamento dos recursos, referente à Chamada Interna Prograd 01/2019, já pode ser acessado. Das 97 propostas submetidas, foram contempladas 96, sendo que 28% das bolsas foram distribuídas em atendimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG. Os pareceres relativos às análises dos recursos poderão ser consultados pelos proponentes no Sistema de Fomento da Prograd.

Esforço da Prograd projeta adaptação responsável à ‘nova normalidade’

Volta às aulas. A expressão consagrada, que diz respeito, desde sempre, ao início dos meses de março e agosto, hoje está carregada de incerteza. Ainda não é possível cravar quando será seguro retomar atividades presenciais na UFMG, tendo em vista os riscos de disseminação do novo coronavírus. Mas algumas coisas são certas: estudantes, professores e técnicos retornarão para o que está sendo chamado “nova normalidade”, e a Pró-reitoria de Graduação trabalha para planejar essa volta, definindo princípios e procedimentos, em diálogo com outras instâncias da Universidade.

Revista terá seção especial dedicada ao ensino superior em época de pandemia

A Revista Docência do Ensino Superior abrirá espaço para a divulgação de reflexões sobre o papel da universidade e os desafios da docência universitária no contexto da pandemia da COVID-19. O Volume 10 do periódico, já disponibilizado on-line, terá uma seção especial dedicada ao tema: Docência no Ensino Superior em Tempos de Pandemia. O prazo para submissão de trabalhos para essa seção será até 17 de agosto de 2020 e as publicações acontecerão até dezembro deste ano.

Inscrições para o Enem 2020 devem ser feitas até 22 de maio

Estão abertas até 22 de maio as inscrições para a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa de inscrição, de R$ 85, poderá ser paga até o dia 28 deste mês.

Parceria disponibiliza ações voltadas para processos de ensino-aprendizagem

A Pró-Reitoria de Graduação por meio da articulação institucional - GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias no Ensino da Prograd; Centro de Apoio à Educação a Distância (CaeD); Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) -  informa à comunidade acadêmica que estão disponíveis os seguintes cursos, oficinas, ambientes de apoio e formação, voltados para apropriações de tecnologias e metodologias na mediação dos processos de ensino-aprendizagens.

Gestão do Tempo será tema de oficina oferecida pelo Giz/Prograd

Estão abertas as inscrições para a Oficina Gestão do Tempo, totalmente online, iniciativa da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação. São ofertadas 100 vagas para estudantes da graduação, divididas em duas turmas, uma com início em 18 de maio e outra que acontecerá à partir de 1º de junho. A carga horária é de 15 horas e o participante terá direito à certificado.

Simpósio discute projeções sobre contágio e perspectiva regional da Covid-19

“A taxa de transmissão não é igual em todos os lugares do país, depende de especificidades culturais. Essas peculiaridades é que determinam os parâmetros que temos que diminuir com as medidas de isolamento." A avaliação foi feita pelo professor Ricardo Takahashi, do Departamento de Matemática, na segunda rodada do web simpósio A pandemia de Covid-19 e o isolamento social – reflexões e contribuições da UFMG, realizado na tarde desta quarta-feira, 29, pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, com o objetivo, entre outros, de avaliar as medidas de contenção do novo coronavírus.

Reflexão e ações concretas marcam contribuição da UFMG durante a pandemia

A UFMG tem contribuído de forma decisiva no enfrentamento à disseminação do novo coronavírus e aos efeitos do isolamento social preconizado pelas autoridades de saúde. Na tarde desta quarta-feira, em simpósio via web, professores da Universidade apresentaram iniciativas nas diversas áreas, ofereceram um panorama da situação no Brasil e no mundo e esclareceram sobre as reflexões e medidas no âmbito da instituição.