Engenharias e ciências exatas discutem planejamento de retorno das atividades

A terceira edição da série de fóruns on-line que a UFMG está promovendo para debater a retomada das atividades acadêmicas será realizada nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 14h. Dessa vez, professores e estudantes farão uma análise das condições dos cursos das áreas de engenharia e ciências exatas. O evento terá transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube, com tradução em Libras.

Cursos de curta duração sobre educação a distância recebem inscrições a partir de 22/6

Professores da UFMG interessados em saber mais sobre educação a distância podem se inscrever nos quatro cursos de extensão online oferecidos pelo Caed/UFMG sobre a temática: “Introdução à EaD”, “Noções Básicas de Direitos Autorais”, “Introdução à Acessibilidade na EaD” e “Introdução à Webconferência na EaD”.

Evento encerra 11° Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior

Com o tema Ensinar e aprender em tempos de precarização do trabalho e desemprego estrutural, acontece, na quinta-feira, 18 de junho, às 14 horas, a aula de encerramento do 11º Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES). O evento será online, pelo YouTube da Cac , e terá como convidados os professores João Antônio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas e Suzana dos Santos Gomes, da Faculdade de Educação.

Webinar realizado nesta quarta-feira apresentará recursos e atividades da plataforma Moodle

Nesta quarta–feira, 17, de 14h a 16h, o Caed promove o webinar “Moodle: Recursos e Atividades”, que abordará ferramentas da plataforma Moodle, como podcasts, vídeos, animações, chats, fóruns, wikis, tarefas e questionários. O evento, traduzido simultaneamente em Libras, será transmitido pelo canal do Caed no YouTube

Cursos de saúde abrem discussões sobre retorno das atividades acadêmicas

O planejamento de retorno às atividades acadêmicas impõe o desafio de se olhar com cuidado as necessidades de cada área do conhecimento e cursos envolvidos. Esse foi o eixo que perpassou as discussões feitas no Fórum on-line Cursos da saúde: o planejamento da retomada de atividades de ensino com segurança, equidade e qualidade, o segundo organizado no âmbito do Programa Integração docente - ações formativas para as práticas pedagógicas. O evento, realizado por videoconferência na tarde desta quarta-feira, dia 10, reuniu gestores e estudantes de cursos da área de saúde, profissionais dos hospitais da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, que mantém estreita interface com a Universidade.

Planejamento sobre a retomada nos cursos de saúde é tema de fórum nesta quarta

Como planejar as atividades nos cursos de saúde de forma segura com a garantia de igualdade de acesso e a qualidade do ensino? Com o objetivo de discutir possíveis respostas a essa pergunta, a Pró-reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias (GIZ) e do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), e a Diretoria de Tecnologia da Informação DTI  promovem nesta quarta-feira, 10, a partir das 13h, o fórum on-line Cursos da saúde: o planejamento da retomada de atividades de ensino com segurança, equidade e qualidade.

Adiada aplicação das provas presenciais para o vestibular de Letras-Libras

Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG adiou as provas do concurso para admissão ao curso de graduação Letras-Libras, que seriam aplicadas no próximo domingo, 7 de junho. O adiamento da atividade presencial atende às orientações dos órgãos de saúde pública como medida de proteção contra a disseminação da Covid-19.

Consulta ao corpo discente da UFMG vai mapear condições gerais de estudo durante a pandemia

A UFMG lançou nesta terça-feira, 2 de junho, consulta que busca levantar informações para o planejamento da retomada de atividades acadêmicas. O questionário procura conhecer as reais condições de estudo dos discentes durante o período da pandemia. Além do acesso à internet e a equipamentos de informática, o questionário traz perguntas sobre as características dos ambientes de estudo fora da UFMG, o nível de familiaridade em relação às ferramentas de comunicação e informação e as condições de saúde mental durante o período de distanciamento social.

Em evento on-line, UFMG reafirma compromisso com inclusão e qualidade

A preocupação com inclusão e com a qualidade de ensino marcou as discussões do I Fórum online Impactos da Pandemia no Ensino Superior, realizado nesta sexta-feira, 29, como parte do projeto Integração docente: ações formativas para as práticas pedagógicas, iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Nova edição de evento virtual sobre universidade, EaD e software livre, promovido pela Fale/UFMG, acontece de 1º a 7 de junho

Nesta segunda-feira, 1º, começa a nova edição do UEaDSL, congresso virtual e assíncrono, que debate assuntos ligados à universidade, educação a distância e software livre, por meio de palestras, mesas redondas e artigos acadêmicos.