Congresso de Inovação e Metodologias foi aberto nesta manhã

"Para construir um país melhor é preciso investimento em educação, ciência e tecnologia" disse a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida, na abertura do IV Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, que aconteceu hoje, 3 de abril. A organização do evento é da Pró-reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz). A mesa também contou com a presença do vice-reitor, Alessandro Moreira, da pró-reitora de graduação, Benigna de Oliveira e da diretora do Giz, Maria José Batista Pinto Flores.

Atividades complementares do noturno começam nesta quarta

Acontecerão nesta quarta, 27, palestras, mesas redondas e oficinas em diferentes unidades da UFMG. As atividades abrem a programação das atividades acadêmicas complementares do noturno e podem ser acessadas no  site da Pró-reitoria de Graduação. Os estudantes podem se inscrever  neste link. Para receber certificado, além de fazer inscrição, é necessário assinar a lista de presença no dia da atividade.

Novas propostas terão incentivo do Programa de apoio a laboratórios

O Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018) dará incentivo a mais seis propostas das 33 que foram encaminhadas para a seleção. A primeira fase já havia contemplado 11 propostas. Sendo assim, agora são 17 laboratórios apoiados.

Normas Gerais da Graduação entram em vigor neste período letivo

Matrícula, trancamento total e parcial, exame especial e desligamento automático são processos da gestão acadêmica que mudam com as novas Normas Gerais de Graduação da UFMG, que entram em vigor no primeiro período letivo deste ano. Resultado de amplos debates que se estenderam por três anos, elas regulamentam e fornecem diretrizes para questões relacionadas ao regime didático-científico dos cursos de graduação, contribuindo, assim, para o processo de flexibilização de forma inovadora e estruturada.

Plataforma apoia elaboração de disciplinas a distância

De acordo com a Portaria 1.428, de 28 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, as Instituições de Educação Superior (IES) estão autorizadas a ampliar de 20% para 40% a carga horária de atividades on-line ministradas em seus cursos, desde que alguns requisitos descritos no artigo terceiro sejam cumpridos.

Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão terá aula inaugural no dia 20 de março

Com o tema “ A integração e a inclusão escolar de estudantes com deficiência na Itália”,  a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão acontecerá no Auditório Neidson Rodrigues da  Faculdade de Educação, no dia 20 de março, às 19 horas. A escolha desse assunto vai ao encontro dos trabalhos de internacionalização dos projetos da Universidade e poderá contribuir para que os estudantes conheçam outras experiências relacionadas à acessibilidade.

Recepção aos calouros, que começa nesta segunda, convida ao protagonismo

Os 4,8 mil estudantes que chegam, neste semestre, aos cursos de graduação serão convidados, na solenidade de recepção aos calouros, a “habitar essa comunidade e, na qualidade de cidadãos, contribuir para o processo dinâmico de viver a UFMG”, tornando-se protagonistas na construção permanente de uma universidade para todos: acolhedora, flexível, acessível, inclusiva e solidária.

Formação em docência abre inscrições dia 25

O X PerCurso Formativo em Docência do Ensino Superior (X PFDES) estará com inscrições abertas de 25 de fevereiro a 11 de março de 2019. A formação acontece na modalidade à distância e tem como público–alvo professores e estudantes de pós-graduação da UFMG. A carga horária total é de 60 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line.

Começa amanhã registro para transferência e obtenção de novo título

Os candidatos convocados para ocupar, neste primeiro semestre letivo, 952 vagas remanescentes em cursos presenciais de graduação, selecionados nas modalidades de transferência e obtenção de novo título, devem fazer registro acadêmico presencial nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22.

Novo edital do Paie recebe propostas de eventos

Eventos que serão realizados no âmbito da UFMG ou do estado de Minas Gerais, de maio a agosto deste ano, e que considerem o caráter de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa podem pleitear recursos do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie).