Programa abre espaço para discutir ensino na UFMG

“Sempre foi um sonho antigo nosso ter um momento, no início do semestre, onde a gente pudesse conversar sobre a graduação com os docentes, os técnico-administrativos em educação e os estudantes”, falou o vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, na abertura do 1° Seminário Integração Docente. O evento, on-line, aconteceu na tarde de ontem e tratou do tema “Experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos Cursos de Graduação da UFMG”. Ele foi gravado e está disponibilizado no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (Cac).

Laboratório de formação em docência será apresentado em evento

Na próxima sexta, 21 de maio, àz 14 horas, acontecerá o Encontro Temático Tempos Digitais I, on-line, que abordará o tema Plataformização da Educação. O evento abrirá as atividades Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências), uma nova ação da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (GIZ/Prograd). A transmissão será pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários.

UFMG recebe novos estudantes com programação on-line na próxima semana

A UFMG vai receber na próxima semana até 4.613 novos estudantes de graduação para o primeiro período letivo de 2021. Na segunda e na terça-feira, dias 17 e 18, eventos transmitidos pela plataformaYouTube vão dar as boas-vindas aos calouros dos 79 cursos da UFMG, sediados em Belo Horizonte e Montes Claros. O total de estudantes esperados é soma dos selecionados nos processos do Sisu/UFMG (3.595), vestibular de habilidades (222), transferência e obtenção de novo título (776) e acolhidos/refugiados (20).

Programa Integração Docente lança nova iniciativa

Na próxima segunda, 17 de maio, acontecerá o 1° Seminário Integração Docente que abordará o tema Experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos Cursos de Graduação da UFMG. O evento será on-line, de 14 às 16 horas, pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac ). Haverá traduação em Libras.

UFMG anuncia resultado final do Vestibular de Habilidades

Todos os candidatos aprovados no Vestibular de Habilidades, que concorreram a uma vaga nos cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro, devem realizar o registro acadêmico on-line e upload dos documentos no período de 12 até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 14 de maio. O link para esse procedimento será divulgado na página do Departamento de Registro e Controlo Acadêmico (DRCA), onde também se encontram todas as orientações aos candidatos, divulgadas nesta sexta-feira.

Matrícula em Formações Transversais já está aberta

Nos dias 12 e 13 de maio, durante a 3ª fase da matrícula, os estudantes de graduação poderão se matricular, pelo Siga, nas disciplinas das nove Formações Transversais (FTs) oferecidas pela UFMG. Para as disciplinas do núcleo avançado e para os estudantes de pós graduação,  a matrícula será até o dia 17 de maio. As orientações podem ser acessadas no informativo. No caso de matrícula isolada, o prazo será até 20 de maio, como consta nessas instruções.

UFMG oferece curso gratuito sobre regulação das emoções; inscrições vão de 3 a 7 de maio

Como compreender e lidar com nossas emoções para viver melhor? A pergunta, que tem sido objeto da reflexão de filósofos e de psicólogos há séculos, será também tema do curso de extensão on-line e gratuito Emoções e Regulação Emocional: questões filosóficas e psicológicas, que abre inscrições para alunos de 3 a 7 de maio.

Futuro do ensino de engenharia será debatido em congresso na UFMG

Como será o pós-covid-19 no campo do ensino? Que metodologias, abordagens e materiais são mais adequados no cenário de um ensino cada vez mais virtualizado? Como implementar estratégias de flexibilização curricular para impulsionar adaptações rápidas? Como integrar cursos e adotar práticas híbridas de formação (presencial e remota)? Essas são grandes questões que vão permear as discussões do 49º Congresso brasileiro de educação em engenharia (Cobenge 2021) e do 4º Simpósio internacional de educação em engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), marcados para o período de 28 a 30 de setembro na UFMG.

UFMG é a universidade federal mais bem avaliada pelo Inep

A UFMG é universidade federal mais bem avaliada do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado na última sexta-feira, 23 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Divulgada lista dos classificados na chamada regular do Sisu UFMG

Candidatos ao Sisu UFMG 2021 já podem consultar a lista de classificados na chamada regular na página do processo seletivo, por meio da qual deverão fazer registro acadêmico on-line e upload dos documentos, a partir desta terça-feira, 20, até 23h59 (horário oficial de Brasília) de sexta-feira, 23 de abril.