UFMG altera regras para registro e matrícula de calouros durante a pandemia

Calouros selecionados pelo Sisu que precisam se submeter aos processos de verificação de sua condição de deficiência e de heteroidentificação para efetuarem registro acadêmico e matrícula na UFMG poderão comparecer presencialmente na próxima chamada (27 a 30 de julho) ou se registrar no período letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram classificados.

Webinar ensina a elaborar questionários e a integrar o Moodle ao diário de classe

A elaboração de questionários e de bancos de questões e a integração da plataforma Moodle ao diário de classe para lançamento de notas serão abordadas em seminário via web programado para a próxima quarta-feira, 15, das 14h às 16h. O evento será transmitido pelo canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube, com tradução simultânea em Libras.

Área de educação projeta impacto da retomada sobre a formação de professores

Para os povos indígenas, a palavra "retomada" tem forte conotação política, pois remete à recuperação de terras, um dos seus direitos fundamentais. No caso da volta das atividades da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), o termo está associado à garantia da presença dos estudantes indígenas na UFMG e do direito a uma educação diferenciada, como preconiza a Constituição brasileira.

UFMG e Ufop discutem tecnologias digitais em workshop nestas segunda e terça-feiras

Nos dias 13 e 14, segunda e terça, a UFMG e a Ufop promovem o workshop “Tecnologias Digitais para Educação Superior em Tempos de Pandemia”. O evento apresentará possibilidades do uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento das atividades letivas curriculares.

Representantes dos cursos da educação discutem retomada das atividades

O planejamento do retorno das atividades da área educacional será tema do fórum on-line Cursos da educação: o planejamento da retomada com segurança, equidade e qualidade, programado para esta quarta-feira, 8, das 14h às 15h30. A iniciativa integra o programa Integração Docente: Ações formativas para as práticas pedagógicas

UFMG lança política de inclusão digital para garantir acesso ao ensino remoto emergencial

A UFMG divulgou nesta terça-feira, 30 de junho, quatro chamadas que integram a sua Política de Inclusão Digital, formulada para assegurar acesso do corpo discente a equipamentos de informática e a redes de internet. A medida é essencial para que todos os estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles com deficiência, possam acompanhar as atividades que serão ministradas de forma emergencial e remota em meio à pandemia de covid-19.

Integração Docente promove webinar sobre gravação de videoaulas com smartphones na próxima quarta-feira

O programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas realiza o webinar “O uso de smartphone na produção de videoaulas”, na quarta-feira, 1/7, de 14h a 16h.

UFMG define diretrizes para retomada das atividades em regime remoto emergencial

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu, em sessão nesta quinta-feira, dia 25, diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na UFMG de forma remota emergencial em meio à pandemia de Covid-19. O órgão aprovou resolução que estabelece que os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu terão suas atividades reiniciadas a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, respeitando as necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente.

Disponibilizado material de orientação do Setor de Patrimônio da Prograd

O Manual de Patrimônio da Prograd já pode ser consultado. O documento apresenta o compilado vigente do Manual de Patrimônio elaborado pela Divisão de Material do DSG da Pró-Reitoria de Administração da UFMG – que orienta as aplicações dos procedimentos do controle patrimonial na Prograd.