Notícias

Aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica debaterá o papel da divulgação das tecnociências no desenvolvimento social

Quais ciências ou tecnociências têm sido produzidas no Brasil? Qual o seu impacto no desenvolvimento do país? Como a universidade pública deveria atuar para promover uma tecnociência que esteja a serviço do verdadeiro desenvolvimento do país e qual o papel da divulgação científica nesse processo?

Prograd apresenta a recém-chegados iniciativas de valorização da docência

Em encontro nesta quinta, 5, no campus Pampulha, com participação de cerca de 150 professores que iniciaram carreira na UFMG há até três anos, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) apresentou sua estrutura e iniciativas que visam apoiar e valorizar a atividade docente na Universidade. Dirigentes e técnicos traçaram um panorama das ações, que incluem as normas de graduação recém-implantadas, que estimulam a flexibilidade curricular, programas de bolsas, de mobilidade e de apoio a laboratórios de ensino, entre outras.

Aula inaugural discute acessibilidade e inclusão escolar

Atenção: A aula foi adiada por tempo indeterminado devido às orientações relacionadas à pandemia do coronavírus

A Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão será aberta, nesse semestre, com a palestra Desafios atuais da política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, ministrada pela Profa. Mônica Kassar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Será no dia 24 de março, às 19 horas, no Auditório B102, do CAD 3, no Campus Pampulha.

Lutas sociais, saúde mental e impactos da mineração são temas da Formação Transversal em Direitos Humanos

A Formação Transversal em Direitos Humanos oferece, nesse primeiro semestre, seis disciplinas. Lutas sociais, saúde mental e danos decorrentes da atividade mineradora serão alguns dos temas abordados nessa formação. As disciplinas serão ministradas por docentes que fazem parte da Rede de Direitos Humanos UFMG.

Abertas as inscrições para formação em docência do ensino superior

As inscrições para a 11ª edição dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior estão abertas até dia 11 de março. A formação é realizada pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem o objetivo de promover a reflexão, a análise, a elaboração e a socialização de práticas de ensino desenvolvidas nos cursos de graduação da UFMG. Podem se inscrever estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrandos e doutorandos) e professores da instituição.

Aula inaugural da Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais será amanhã

Acontece amanhã, dia 3 de março, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação,  a aula inaugural "Afrotopia: desafios políticos contemporâneos", ministrada pelo Prof. Renato Noguera da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento abriá esse semestre da Formação Transversal em relações Étnico-Raciais: história da África e cultura afrobrasileira.

UFMG recebe mais de três mil calouros nesta segunda

Nesta segunda-feira, 2, a UFMG abre seu primeiro período letivo, com uma programação especial para receber os cerca de três mil estudantes aprovados na primeira edição anual do Sisu 2020 e do Vestibular de Habilidades. Em solenidades que ocorrem às 9h e às 19h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD I), campus Pampulha, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor, Alessandro Moreira, dão boas-vindas aos calouros.

Divulgado o resultado preliminar da seleção de projetos para Programa de Monitoria de Graduação

O resultado preliminar da Chamada Interna Prograd 01/2019 foi disponibilizado hoje. Noventa seis das 97 propostas submetidas foram contempladas, sendo que 28% das bolsas foram distribuídas em atendimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG. A avaliação foi realizada por um Comitê, designado para esse fim, e o resultado preliminar foi aprovado pela Câmara de Graduação no dia 20 de fevereiro de 2020. Os pareceres da Câmara de Graduação poderão ser consultados pelos proponentes no Sistema de Fomento da Prograd. O prazo para interposição de recursos será de dez dias a partir da data de hoje. O resultado final será divulgado a partir do 7º dia após o término do prazo para recursos.

UFMG é a melhor federal em ranking de universidades de nações emergentes

A UFMG é a instituição federal brasileira de ensino superior mais bem classificada no Emerging Economies University Rankings 2020, da revista britânica Times Higher Education (THE). No levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 19, a instituição integra, pela primeira vez, o primeiro quartil de classificação do Emerging Economies University Rankings, ou seja, figura no grupo das 25% melhores entre todas as universidades incluídas na avaliação.

Solicitação de matrícula para atividades das Formações Transversais será aberta dia 20

O cronograma de matrícula para as atividades acadêmicas curriculares das Formações Transversais oferecidas na UFMG já foi disponibilizado. Os estudantes de graduação poderão solicitar a matrícula nos dias 20 e 21 de fevereiro, durante a 3ª fase da matrícula, por meio do SiGA. Os estudantes de pós-graduação, por sua vez, poderão fazer a requisição presencialmente no dia 3 de março e, nesse mesmo dia, os estudantes de graduação poderão requerer matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado)  da Formação Transversal. O público externo poderá solicitar a matrícula isolada nas atividades no dia 5 de março.