Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Notícias

Dirigentes tiram dúvidas sobre ensino remoto emergencial

Dúvidas e questionamentos sobre o ensino remoto emergencial adotado pela UFMG no retorno de suas atividades de graduação e pós-graduação foram abordados na tarde desta quarta-feira, dia 5, durante a sexta edição da série de fóruns on-line promovida pelo Programa Integração Docente.

Formação transversal na área de cultura tem matrículas abertas até o dia 21

A Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos recebe inscrições até 21 de agosto. A matrícula de alunos da graduação deve ser requisitada diretamente no colegiado do curso de origem do estudante. Estudantes da pós-graduação precisam preencher o formulário on-line e encaminhar à Secretaria das Formações Transversais.

Aula inaugural de Formações Transversais da UFMG vai reunir academia e comunidade para debater as respostas à covid-19

Na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 14h, vai ocorrer a aula inaugural das Formações Transversais em Direitos Humanos e em Divulgação Cientifica da UFMG. Com o tema Direitos humanos, bioética e a resposta à pandemia da covid-19, o evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e terá tradução simultânea em Libras. 

Fórum on-line vai esclarecer dúvidas sobre ensino remoto emergencial

O retorno às aulas dos cursos de graduação a partir desta semana traz expectativas pelo reencontro com colegas e com os estudos, mas também muitas dúvidas sobre a nova dinâmica do ensino remoto emergencial adotado pela UFMG em razão da pandemia de covid-19. Para esclarecê-las, o Programa Integração Docente promove, nesta quarta-feira, 5, o fórum on-line Ensino Remoto Emergencial: quais dúvidas?, aberto à comunidade acadêmica. 

Programa Integração Docente abre novas vagas para oficinas

As oficinas Moodle e Como os Estudantes Aprendem, parte do Programa Integração Docente, estarão com inscrições abertas, a partir de 23 de julho, pelo site da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (Giz/Prograd). O link para o formulário de inscrição estará disponível aqui (clicar na oficina de interesse). São 40 vagas para a primeira e 25 para a segunda. Com carga horária de 15 horas, ambas acontecerão de 3 a 24 de agosto, no formato on-line.

Congresso da UFMG sobre software livre e EaD abre inscrições para professores, pareceristas e coordenadores de mesas

Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre (UEaDSL), congresso on-line promovido pela UFMG que debate temas como universidade, educação a distância e software livre por meio de palestras, mesas redondas e artigos, recebe, até 1º de agosto, inscrições para professores universitários interessados em cadastrar suas turmas para participar da edição deste semestre, que acontece de 2 a 8 de novembro. 

Webinar abordará uso da plataforma Microsoft Teams no ensino remoto

Nesta próxima terça-feira, 21, o programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas promoverá o webinar Ensino remoto e o uso do Microsoft Teams. A transmissão será feita pelo canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube, das 14h às 16h, com tradução em Libras. 

Ciências Agrárias discutem retomada e ensino emergencial remoto

Nesta quarta-feira, 22, a partir das 14h, será realizada a quinta edição da série de fóruns on-line promovida pelo Programa Integração Docente. Dessa vez, discussões e compartilhamento de experiências sobre o retorno das atividades acadêmicas envolverão a comunidade da área de Ciências Agrárias. O evento terá transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com tradução em Libras.

Nova iniciativa do Programa Integração Docente terá encontro virtual com professores

Estão abertas, até 19 de julho, no Espaço UFMG Virtual, as inscrições para o projeto #aprendendocom, que tem o objetivo de dar visibilidade às experiências de preparação para o Ensino Remoto Emergencial por meio de socialização e compartilhamento de práticas docentes. A iniciativa consiste na exposição permanente do portfólio de práticas dos docentes no ambiente Espaço UFMG Virtual e uma webconferência com esses professores.  

Resolução do Cepe orienta ensino remoto emergencial na graduação

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 9, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial (ERE) para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da covid-19 e o calendário de retomada do primeiro período letivo de 2020. As aulas na graduação serão reiniciadas a partir do dia 3 de agosto, em regime remoto emergencial. O primeiro período letivo termina em 7 de novembro. As aulas na pós-graduação foram reiniciadas neste mês, conforme decisão do próprio Cepe.