UFMG suspende novas chamadas de candidatos classificados no Sisu

A UFMG suspendeu nesta quarta-feira, dia 18, novas convocações de candidatos selecionados em seus processos seletivos para realização de matrícula e registro. A decisão abrange o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), o Vestibular de Habilidades, os processos de Transferência e Obtenção de Novo Título e a seleção para os cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) e para o Centro Pedagógico. A medida integra o conjunto de ações implantadas para coibir o avanço da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Em nota, Reitoria oficializa suspensão das aulas presenciais

As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e da Escola Básica e Profissional (Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário) estão suspensas a partir desta quarta-feira, dia 18, por tempo indeterminado. A decisão, acertada na segunda-feira, dia 16, pela Administração Central, em consonância com as diretrizes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), está formalizada em Portaria editada pela Reitoria da UFMG e em nota à comunidade universitária.

Abertas inscrições para submissão de propostas de eventos acadêmicos

Atenção: Ver nesse link orientações sobre o Paie diante da pandemia do coronavírus.

Percurso de sucesso

No início deste mês, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) reuniu professores recém-chegados à UFMG para apresentar sua estrutura e as iniciativas que visam ao aprimoramento do trabalho docente no ensino de graduação. Um dos destaques do encontro foram as atividades coordenadas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, mais conhecida como GIZ, estrutura física e administrativa de caráter permanente para suporte a professores.

Evento foi oportunidade para conhecer Programa de Educação Tutorial

Na manhã de ontem, no Auditório da Reitoria, aconteceu a mesa "Trajetórias do Pet", em comemoração aos 40 anos do Programa de Educação Tutorial (PET). Durante o evento, estiveram presente professores e estudantes participantes ou que já fizeram parte do programa. O momento foi uma oportunidade de troca de experiência, de conhecer mais a iniciativa e como ela ajuda, também, nas vivências fora da Universidade.

Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino seleciona bolsistas e voluntários

Estão abertas, até 17 de março, as inscrições da seleção de bolsistas e formação de cadastro de reserva para atuar na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), vinculada à Prograd. Para candidatar, o estudante deve acessar e preencher o formulário online na página do Giz e anexar os documentos necessários. São quatro vagas, sendo três para ampla concorrência e uma para a modalidade Ações Afirmativas da UFMG. O edital pode ser acessado nesse link.

Evento comemora 40 anos do Programa de Educação Tutorial

Por iniciativa dos estudantes de diferentes cursos de graduação, integrantes dos 14 grupos que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMG, acontecerão amanhã, 11 de março, duas mesas no Auditório da Reitoria. Uma será às 11 horas e, a outra, às 17 horas. A primeira, Trajetórias do PET, resgatará o impacto do programa na trajetória acadêmica e profissional de ex-alunos e tutores, através do depoimento de diferentes integrantes que compuseram o PET ao longo de sua existência na UFMG.  Na segunda, Democracia e Políticas Públicas, haverá um debate sobre a importância do investimento em educação e ciência para a consolidação de programas de excelência, a exemplo do Pet.

Divulgado regulamento para continuidade de estudos e mudança de turno

Está aberto, até dia 11 de março, o prazo para requerer Mudança de Turno.  A solicitação deve ser feita presencialmente nos Colegiados de cursos. Nos dias 10 e 11 de março, estará aberto o período de submissão de requerimento online, por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA), para continuidade de estudos. Os dois processos se referem a vagas remanescentes, para ingresso no segundo período letivo, em cursos de graduação da UFMG. As informações sobre os procedimentos estão disponíveis nesse regulamento. O candidato poderá acessar o quadro de vagas no site do DRCA.

Jornada empreendedora de sucesso será discutida em aula inaugural

Acontecerá, no dia 12 de março, às 17 horas, no Auditório B106 do CAD 3, aula inaugural da Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação. O evento, que terá como convidada Mônica Hawck, da empresa Solides, tratará dos aspectos dos diferentes perfis pessoais/profissionais e da importância em se conhecer pontos fortes e fracos em si mesmo e em sua equipe para uma jornada empreendedora de sucesso.

Programa de Imersão Docente seleciona bolsistas

Foram prorrogadas até hoje, 11 de março, as inscrições para o Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico. São cinco vagas para bolsistas, sendo três para atividades do 1º Ciclo e duas para atividades do 3º Ciclo. Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de licenciatura da UFMG, a partir do 3º período. Os procedimentos para inscrição podem ser verificados nos editais 022/2020 e 024/2020. Observe, também, as erratas do edital 022/20 e 024/20. A carga horária do (a)  monitor(a) bolsista será de 25 horas semanais e o valor da bolsa de R$500,00.