Aula inaugural da Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais será amanhã

Acontece amanhã, dia 3 de março, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação,  a aula inaugural "Afrotopia: desafios políticos contemporâneos", ministrada pelo Prof. Renato Noguera da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento abriá esse semestre da Formação Transversal em relações Étnico-Raciais: história da África e cultura afrobrasileira.

UFMG recebe mais de três mil calouros nesta segunda

Nesta segunda-feira, 2, a UFMG abre seu primeiro período letivo, com uma programação especial para receber os cerca de três mil estudantes aprovados na primeira edição anual do Sisu 2020 e do Vestibular de Habilidades. Em solenidades que ocorrem às 9h e às 19h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD I), campus Pampulha, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor, Alessandro Moreira, dão boas-vindas aos calouros.

Divulgado o resultado preliminar da seleção de projetos para Programa de Monitoria de Graduação

O resultado preliminar da Chamada Interna Prograd 01/2019 foi disponibilizado hoje. Noventa seis das 97 propostas submetidas foram contempladas, sendo que 28% das bolsas foram distribuídas em atendimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG. A avaliação foi realizada por um Comitê, designado para esse fim, e o resultado preliminar foi aprovado pela Câmara de Graduação no dia 20 de fevereiro de 2020. Os pareceres da Câmara de Graduação poderão ser consultados pelos proponentes no Sistema de Fomento da Prograd. O prazo para interposição de recursos será de dez dias a partir da data de hoje. O resultado final será divulgado a partir do 7º dia após o término do prazo para recursos.

UFMG é a melhor federal em ranking de universidades de nações emergentes

A UFMG é a instituição federal brasileira de ensino superior mais bem classificada no Emerging Economies University Rankings 2020, da revista britânica Times Higher Education (THE). No levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 19, a instituição integra, pela primeira vez, o primeiro quartil de classificação do Emerging Economies University Rankings, ou seja, figura no grupo das 25% melhores entre todas as universidades incluídas na avaliação.

Solicitação de matrícula para atividades das Formações Transversais será aberta dia 20

O cronograma de matrícula para as atividades acadêmicas curriculares das Formações Transversais oferecidas na UFMG já foi disponibilizado. Os estudantes de graduação poderão solicitar a matrícula nos dias 20 e 21 de fevereiro, durante a 3ª fase da matrícula, por meio do SiGA. Os estudantes de pós-graduação, por sua vez, poderão fazer a requisição presencialmente no dia 3 de março e, nesse mesmo dia, os estudantes de graduação poderão requerer matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado)  da Formação Transversal. O público externo poderá solicitar a matrícula isolada nas atividades no dia 5 de março.

Formação em Culturas em Movimento e Processos Criativos oferece 13 disciplinas

Estudantes de graduação e pós-graduação podem se matricular a partir do dia 20 de fevereiro em uma das 13 disciplinas da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos. Ofertada desde 2016 pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, a Formação propõe modos de experimentação, criação e discussão acerca das artes e das culturas, de forma a articular extensão, ensino e pesquisa, assim como investir na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes.

Entre a tensão e o alívio, aprovados no Sisu formalizam entrada na UFMG

As 6.309 vagas de graduação presencial oferecidas pela UFMG começaram a ser preenchidas nessa quarta, dia 12. Convocados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) compareceram ao CAD 2, no campus Pampulha, para efetivarem o processo presencial de registro e matrícula e se tornarem oficialmente estudantes da UFMG.

Divulgada primeira chamada da lista de espera do Sisu

Candidatos que se inscreveram na lista de espera do Sisu 2020 podem conferir o resultado da primeira convocação da UFMG, divulgada nesta terça-feira, 11, na página Sisu UFMG. Também já está disponível a primeira antecipação de entrada, que alcança candidatos aprovados para o segundo período letivo do ano convocados a ocupar vagas no primeiro.

Formação em estudos internacionais oferece 24 disciplinas em áreas diversas

As matrículas para as disciplinas optativas da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) deverão ser feitas segundo o cronograma publicado pela Prograd. Oferecida desde 2019 pela Diretoria de Relações Internacionais, a Formação abrande diversas áreas do conhecimento e tem aulas ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola. O curso aborda temas de natureza internacional ou comparada, para prover aos estudantes brasileiros e estrangeiros da Universidade um ambiente verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos, religiosos etc.

UFMG divulga escala de registro presencial dos aprovados na chamada regular do Sisu

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) divulgou, nesta quinta-feira, 6, a escala de atendimento presencial para os candidatos aprovados na primeira convocação regular do Sisu 2020, que ocuparão vagas neste primeiro semestre letivo na UFMG.