Ciências Agrárias discutem retomada e ensino emergencial remoto

Nesta quarta-feira, 22, a partir das 14h, será realizada a quinta edição da série de fóruns on-line promovida pelo Programa Integração Docente. Dessa vez, discussões e compartilhamento de experiências sobre o retorno das atividades acadêmicas envolverão a comunidade da área de Ciências Agrárias. O evento terá transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com tradução em Libras.

Nova iniciativa do Programa Integração Docente terá encontro virtual com professores

Estão abertas, até 19 de julho, no Espaço UFMG Virtual, as inscrições para o projeto #aprendendocom, que tem o objetivo de dar visibilidade às experiências de preparação para o Ensino Remoto Emergencial por meio de socialização e compartilhamento de práticas docentes. A iniciativa consiste na exposição permanente do portfólio de práticas dos docentes no ambiente Espaço UFMG Virtual e uma webconferência com esses professores.

Resolução do Cepe orienta ensino remoto emergencial na graduação

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 9, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial (ERE) para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da covid-19 e o calendário de retomada do primeiro período letivo de 2020. As aulas na graduação serão reiniciadas a partir do dia 3 de agosto, em regime remoto emergencial. O primeiro período letivo termina em 7 de novembro. As aulas na pós-graduação foram reiniciadas neste mês, conforme decisão do próprio Cepe.

UFMG altera regras para registro e matrícula de calouros durante a pandemia

Calouros selecionados pelo Sisu que precisam se submeter aos processos de verificação de sua condição de deficiência e de heteroidentificação para efetuarem registro acadêmico e matrícula na UFMG poderão comparecer presencialmente na próxima chamada (27 a 30 de julho) ou se registrar no período letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram classificados.

Webinar ensina a elaborar questionários e a integrar o Moodle ao diário de classe

A elaboração de questionários e de bancos de questões e a integração da plataforma Moodle ao diário de classe para lançamento de notas serão abordadas em seminário via web programado para a próxima quarta-feira, 15, das 14h às 16h. O evento será transmitido pelo canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube, com tradução simultânea em Libras.

Área de educação projeta impacto da retomada sobre a formação de professores

Para os povos indígenas, a palavra "retomada" tem forte conotação política, pois remete à recuperação de terras, um dos seus direitos fundamentais. No caso da volta das atividades da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), o termo está associado à garantia da presença dos estudantes indígenas na UFMG e do direito a uma educação diferenciada, como preconiza a Constituição brasileira.

UFMG e Ufop discutem tecnologias digitais em workshop nestas segunda e terça-feiras

Nos dias 13 e 14, segunda e terça, a UFMG e a Ufop promovem o workshop “Tecnologias Digitais para Educação Superior em Tempos de Pandemia”. O evento apresentará possibilidades do uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento das atividades letivas curriculares.

Representantes dos cursos da educação discutem retomada das atividades

O planejamento do retorno das atividades da área educacional será tema do fórum on-line Cursos da educação: o planejamento da retomada com segurança, equidade e qualidade, programado para esta quarta-feira, 8, das 14h às 15h30. A iniciativa integra o programa Integração Docente: Ações formativas para as práticas pedagógicas

UFMG lança política de inclusão digital para garantir acesso ao ensino remoto emergencial

A UFMG divulgou nesta terça-feira, 30 de junho, quatro chamadas que integram a sua Política de Inclusão Digital, formulada para assegurar acesso do corpo discente a equipamentos de informática e a redes de internet. A medida é essencial para que todos os estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles com deficiência, possam acompanhar as atividades que serão ministradas de forma emergencial e remota em meio à pandemia de covid-19.