Licenciatura em Letras-Libras recebe inscrições a partir do dia 27

Serão abertas, na próxima segunda-feira, 27, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), as inscrições para seleção de candidatos à graduação em Letras com licenciatura em Libras pela UFMG. O processo seletivo consiste em prova de Libras e de língua portuguesa (no caso de candidatos surdos, como segunda língua). O exame classificatório será realizado no dia 7 de junho, e os resultados serão divulgados no dia 30 do mês.

Caed oferece quatro cursos sobre temas ligados à educação a distância; inscrições vão de 13 a 17 de abril

Assunto que tem ganhando destaque na imprensa durante nas últimas semanas, a educação a distância será tema de quatro cursos, online e gratuitos, ofertados pelo Caed: Introdução à Educação a Distância, Noções Básicas de Direitos Autorais, Introdução à Acessibilidade na EaD e Introdução à Webconferência na EaD. A iniciativa tem o objetivo de apresentar  conceitos introdutórios sobre esses tópicos a professores, estudantes e outros interessados.

UFMG publica edital para seleção de candidatos ao curso de Letras-Libras

edital de abertura do vestibular UFMG específico para seleção de candidatos ao curso de licenciatura em Letras-Libras foi publicado nesta quarta-feira, 1º de abril, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). A graduação forma professores para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua. O curso vai oferecer 30 vagas, sendo 20 para candidatos surdos e dez para o público em geral, com entrada no segundo semestre deste ano, para o turno noturno.

UFMG adia procedimentos do calendário acadêmico por tempo indeterminado

Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG.  A comunicação foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart de Almeida por meio do ofício circular 6/2020 encaminhado a diretores de unidades acadêmicas, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação e estudantes.

Universidades mineiras defendem isolamento social como medida de enfrentamento da Covid-19

Os dirigentes das universidades que compõem o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e a PUC Minas divulgaram nesta terça-feira, dia 31, uma nota conjunta em que manifestam apoio às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e de entidades médicas, sanitárias e científicas em relação à manutenção do isolamento social como “medida indispensável para o enfrentamento da Covid-19”.

Informação de fontes seguras é fundamental para enfrentar a pandemia

O que é transmissão comunitária, por que o isolamento social é necessário, quando buscar um médico ou fazer o exame. Esclarecimentos para essas e outras questões relacionadas à pandemia de Covid-19 estão contidos em entrevista com a professora Cristina Alvim, da Faculdade de Medicina, assessora da Reitoria para a Área de Saúde e coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG.

“É fundamental reunirmos orientações, de fontes confiáveis, para dar mais segurança sobre como e por que agir nesse momento. Mas é preciso estarmos atentos, porque o conhecimento está sendo produzido e revisto, e devemos acompanhar as atualizações”, diz Cristina, que, para formular as respostas, recorreu a documentos de organismos nacionais e internacionais.

Medidas da Pró-Reitoria de Graduação relacionadas à contenção do Covid-19

A Universidade instituiu um Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus que está se reunindo diariamente para analisar os dados epidemiológicos, acompanhar as ações desenvolvidas e divulgar informações sobre medidas de contenção a serem adotadas na UFMG. Os esforços da comunidade da UFMG e informações práticas sobre o cotidiano da Universidade podem ser acompanhados no site da UFMG

UFMG não vai adotar aulas a distância durante período que vigorarem medidas para a contenção do novo coronavírus

Câmara de Graduação, reunida na tarde de ontem, recomendou que o ensino de graduação da UFMG não substitua as aulas presenciais por aulas em meios digitais

UFMG suspende atividades administrativas presenciais a partir de segunda, 23

As atividades administrativas realizadas de forma presencial nos campi da UFMG estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. O objetivo é atender aos novos protocolos de distanciamento social adotados pelo governo federal e pela prefeitura de Belo Horizonte, que integram medidas para combater o avanço da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

UFMG oferece auxílio financeiro emergencial para estudantes assistidos

A UFMG está disponibilizando um auxílio emergencial e imediato de R$ 200 a estudantes assistidos nos níveis I, II e III para arcar com despesas como alimentação básica e passagens rodoviárias. A medida foi tomada pela direção da Universidade em razão do decreto 17.304, expedido pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, na última quarta-feira, dia 18, que determina o fechamento de bares e restaurantes na capital.  É a Prefeitura que regula o funcionamento desses estabelecimentos por meio da emissão de alvarás.