UFMG debate relatórios de autoavaliação dos cursos de graduação

Coordenadores de cursos de graduação e integrantes de seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) participaram na tarde desta terça-feira, 1 de outubro, do VI Encontro da CPA e NDE: autoavaliação dos cursos de graduação, promovido pela Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Semana do Conhecimento será aberta com palestra do Ciclo Tempos Presentes

A abertura da Semana do Conhecimento será no dia 14 de outubro, às 9h30, no Auditório da Reitoria, com a palestra O INPE e o Monitoramento dos Biomas Brasileiros, parte do Ciclo Tempos Presentes. Ministrada por Ricardo Galvão, Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e Membro da Academia Brasileira de Ciências, a palestra dará direito a certificado de participação, que será emitido para quem se inscrever no Sistema de Eventos da Prograd e assinar a lista de presença, que será disponibilizada durante o evento.

Medicina da UFMG é acreditada com selo de qualidade do Saeme

A Faculdade de Medicina da UFMG, que já é reconhecida por sua excelência no ensino, recebeu mais um selo que reforça sua qualidade e relevância no âmbito nacional e internacional. Nesta quarta-feira, 25 de setembro, o curso de Medicina foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), que certifica as atividades da Instituição com padrões internacionais e reconhecidos pela World Federation for Medical Education (WFME).

Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos oferece aula aberta com a Comunidade Negra dos Arturos

Na segunda-feira, 30/9, de 11h às 12h, acontece a aula aberta da disciplina "Cantos de Fé e Cantos de Trabalho na Comunidade Negra dos Arturos". O evento, que marca o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, será realizado na Praça de Serviços da UFMG, com entrada aberta a toda a população. Promovida pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o objetivo da aula é criar um ambiente de partilha de experiências, aproximando os participantes do modo como os Arturos se reconhecem e se reconstroem no mundo por meio do canto e da dança.

Novas atividades do noturno estão programadas para a próxima segunda

O impacto das inovações na era digital nos negócios, na carreira e na vida, Biomatemática e Saúde Mental na Universidade são alguns dos assuntos que serão discutidos no próximo dia 23 de setembro em nova programação das atividades acadêmicas complementares do noturno. As inscrições ainda estão abertas e são realizadas online.

Atividades acadêmicas do noturno tem programação variada

Os interessados em comparecer aos eventos que acontecerão no dia 12 de setembro, como parte das atividades acadêmicas complementares do noturno, já podem se inscrever neste link. Além de acessar a programação no sistema, a lista também é constantemente atualizada no site da Prograd.

Aula inaugural tratará de caminhos para a descolonização

A Formação Transversal UFMG: Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira terá, em sua aula inaugural, a conferência “Lutas de libertação, racismo e memórias de revolução: para uma descolonização do presente”, proferida pelo Prof. Bruno Sena Martins, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O evento acontece no dia 10 de setembro, às 19 horas, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação.

A aula será aberta ao público e não tem necessidade de inscrição prévia. Para receber certificado, a pessoa deverá assinar lista de presença do evento.

DCC inaugura laboratório contemplado por iniciativa da Prograd

O Laboratório de Introdução à Computação (Laico), vinculado ao ICEx e situado no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), sediou, nesta quarta-feira, dia 3, sua primeira aula. A unidade foi uma das selecionadas na chamada de 2018 do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). O edital destinou pouco mais de R$ 2 milhões de recursos próprios e beneficiou 17 das 20 unidades acadêmicas.

TV UFMG traz série sobre as Normas Gerais da Graduação

Desde o início dessa semana, a TV UFMG está divulgando, em sua página do Facebook, uma série que trata de alguns pontos das Normas Gerais da Graduação.

Inscrições abertas para monitores e voluntários

Estão abertas, até às 23h59min do dia 27 de agosto, as inscrições de candidatos para preenchimento de vagas, duas, e formação de cadastro de reserva para o Programa de Monitoria de Graduação (PMG) e atividade voluntária para atuar em ações desenvolvidas pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O edital já está disponibilizado neste link.