GIZ seleciona novos bolsistas

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, abre inscrições de 13 de março até as 23h59min do dia 20 de março para exame de seleção de bolsistas. São duas vagas e os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online, que consta no site do GIZ (www.ufmg.br/giz).

Divulgado resultado do Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD)

O resultado do PIFD, que visa contribuir para a qualidade e evolução do ensino de graduação na UFMG, já pode ser acessado nesse link. Puderam ser submetidas propostas de projetos novos ou de renovação para execução no 1º e 2 º semestres letivos de 2018. As propostas aprovadas receberão cotas de complementações de bolsas para alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado da UFMG.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850

IX Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior

Realizados desde 2010, neste ano a nona oferta dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior se insere no conjunto de atividades de comemoração dos dez anos de existência da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – Giz. A formação objetiva ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências do corpo docente da instituição.

Edital do PIFD 2018 já está disponível!

O Edital do PIFD para o ano de 2018 já está disponível, acesse clicando aqui .

Matrícula para o primeiro semestre letivo de 2018

Para informações sobre a matrícula referente ao primeiro semestre letivo de 2018, clique aqui .

Divulgada listagem final da classificação para as bolsas de mobilidade nacional e intercampi para o primeiro semestre de 2018

A listagem final dos candidatos referente ao Edital Prograd 05/2017 do Programa de Bolsas para Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi (primeiro semestre de 2018) já pode ser acessada.

Novo edital financia criação de jogos educacionais virtuais com até R$ 100 mil

Com o objetivo de incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas para uso no ensino, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta quinta-feira, 30, o novo edital de Fomento à inovação na temática Jogos Virtuais. As inscrições vão até 12 de janeiro de 2018.

Programa de Bolsas de Mobilidade já está com inscrições abertas

O Edital para bolsas destinadas a estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFMG que, no 1º semestre de 2018 participarão do programa de MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES ou do programa de MOBILIDADE INTERCAMPI, já está disponível. Os interessados podem se inscrever de hoje até às 15 horas do dia 12 de dezembro de 2017.

Evento discute valorização da atividade docente no ensino superior

O III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior: i9 com 5c – 2017, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, traz como pauta a busca pela valorização da atividade docente no ensino superior. A escolha desta temática tem como propósito refletir que fatores promovem a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida os movimentos de conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação, os 5c.

Divulgado Edital de Revalidação de Diplomas de Graduação

As inscrições para apresentar pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior estão abertas e serão efetuadas exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori (http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso), em fluxo contínuo, até o limite de vagas disponíveis para cada curso. Ocupadas todas as vagas para determinado curso, o sistema aceitará inscrições apenas para fila de espera. Não serão aceitos protocolos de documentos de requerentes não inscritos na Plataforma acima especificada ou não alocados nas vagas disponíveis. O interessado deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil.