Notícias

UFMG e Prefeitura firmam parceria para formação continuada de professores da rede municipal

A UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte vão desenvolver, nos próximos 30 meses, um extenso programa de formação continuada de professores da rede municipal de educação. A parceria foi formalizada por meio de contrato de prestação de serviços técnicos especializados assinado na tarde desta quinta-feira, 21, pela reitora Sandra Goulart Almeida e pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben.

Está aberto o Edital de Bolsas do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi do semestre de 2018/2

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Benigna Maria de Oliveira, divulga a abertura do Edital para bolsas destinadas a estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFMG que no 2º semestre de 2018 participarão do programa de MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL da ANDIFES ou do programa de MOBILIDADE INTERCAMPI.

Programas de estágio oferecem 834 vagas para estudantes da licenciatura

Estão abertas as inscrições para participação nos programas Residência Pedagógica (RP) e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de estágios curriculares supervisionados. O objetivo é promover a imersão dos graduandos em licenciatura em escolas de educação básica.

Concluintes de graduação devem procurar colegiados para conferir inscrição no Enade 2018

Estudantes com previsão de colar grau no período de 31 de agosto a julho de 2019 devem procurar os colegiados de seus cursos para conferir sua inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Participarão graduandos das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Turismo. O prazo para conferir os dados nos colegiados termina no dia 29 de junho.

UFMG participa de pesquisa nacional para traçar perfil de graduandos

Foi estendido até 30 de junho o prazo para que estudantes das universidades federais de todo o Brasil respondam à 5ª Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Ifes. Realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), a pesquisa visa delinear um panorama do corpo discente das instituições a fim de gerar subsídios para a elaboração de políticas destinadas a atender demandas em áreas como a assistência estudantil.

Diretoria de Ação Cultural seleciona estudantes de graduação para atuar como monitores no 50° Festival de Inverno

As inscrições acontecerão de 11 a 13 de junho e podem participar alunos(as) regularmente matriculados e frequentes em cursos presenciais de graduação da UFMG, a partir do 4º período, e assistidos(as) pela Fundação Mendes Pimentel (Fump), nos níveis I, II e III. É desejável que o candidato demonstre alguma experiência, interesse ou relação com trabalhos e produções artísticas.

Prorrogado o prazo para recebimento de Processo de Mobilidade 2/2018

Graduandos poderão rever planos de estudos nos dias 6 e 7 de junho

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, o Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) estará aberto para reformulação do Plano de Estudos dos alunos de graduação. O objetivo é que os estudantes possam planejar sua trajetória acadêmica e a matrícula para o segundo semestre letivo de 2018. As novas datas substituem o período originalmente previsto no calendário acadêmico (1º a 3 de junho).

Prorrogado ate 5 de junho prazo de submissão de propostas ao edital de Fomento a Programas e Projetos de Formação em Extensão Universitária

Foi prorrogado, até às 16 horas de 05 de junho, o prazo de submissão de propostas ao edital 07/2018,  Fomento a Programas e Projetos de Formação em Extensão Universitária. Trata-se de uma iniciativa cuja parceria é das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd),  para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante participação dos estudantes em atividades optativas que integram programas ou projetos de extensão. O edital tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação.

IV Congresso de Inovação e Metodologias recebe submissão de trabalhos

Até o dia 05 de agosto de 2018, os interessados em participar do IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior podem submeter trabalhos pela plataforma de inscrições https://congressos.ufmg.br, nas seguintes categorias: Trabalho Completo, Recursos Educacionais, Portfólio Acadêmico (trajetórias discentes e docentes), LabDocências e Outros. Os eixos temáticos, bem como a forma de socialização dos trabalhos aprovados e a política de avaliação podem ser acessados nesse documento.